A CONVITE DO VEREADOR BITTENCOURT, PRESIDENTE DA ARCRESE DETACA “SETEMBRO VERDE” E A IMPORTÂNCIA DA DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

A convite do vereador Professor Bittencourt (PDT), a Câmara Municipal de Aracaju recebeu na “Tribuna Livre” desta terça-feira, 26, o presidente da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese), Elves de Menezes. A ocasião marca o “Setembro Verde”, mês que reforça a  importância da doação de órgãos, e o Dia Nacional de  Doação de Órgãos, comemorado neste 27 de setembro.

Na tribuna, Elves de Menezes, relatou sua experiência de vida, destacando seu próprio processo de transplante.

“A gente só quer conhecer algo, quando esse algo entra na nossa casa. Sempre aparece alguém para falar sobre a doação, só que quando passa essa emoção, pronto. Mas quando bate na sua porta, vocês procuram Elves, procuram a Arcrese (…). Então, eu acredito que a gente precisa voltar ao sentido da promoção da prevenção, é uma questão de saúde pública quando se fala em doença renal e transplante. A gente, de fato, precisa tomar para si essa responsabilidade”, pontuou.

O presidente da Arcrese também ressaltou que precisamos levar mais conhecimento para as famílias sobre o tema para aumentar a taxa de doação de órgãos no nosso estado.

“Amanhã é Dia Nacional da Doação de Órgãos. Nós temos 65 mil pessoas no Brasil que precisam de órgãos, 37 mil pessoas no Brasil que precisam de um rim. Um pouco mais de 2 mil pessoas são crianças. O ano passado, nós batemos um recorde de 88% de negativa familiar, chegamos quase ao topo, aqui no Brasil, de negativa familiar. Mas a culpa não é a da família, nós precisamos é de mais informações, de políticas públicas para poder informar essa família desde antes, para quando chegar o momento do óbito, ela não ter tanta complexidade para dizer um sim”, disse Elves.

O vereador Professor Bittencourt parabenizou o trabalho do presidente da Arcrese, Elves, e também destacou a importância da informação sobre o assunto. Por fim, ainda se declarou doador de órgãos.

“Elves, sua trajetória é um exemplo de vida, imagino os percalços que passou neste universo da saúde para chegar onde está. Quero reafirmar o nosso compromisso no nosso mandato, não tenho dúvidas também que todos os vereadores, indistintamente, assim que forem chamados, estarão à disposição de uma causa tão relevante como essa. Ano passado, no nosso mandato, fizemos uma excelente campanha para provocar esse tema. É preciso disseminar mais informações, precisa de muito mais de educação acerca disso. Uma pessoa, ao doar seus órgãos, pode salvar mais que 10 vidas, existe uma infinidade de possibilidades de doação. Eu já me declaro agora, daqui a 150 anos eu vou morrer, e meus órgãos estão a disposição para serem doados. Portanto, quero parabenizar vocês da Arcrese pela luta, e a você pelo depoimento, e pela prova viva de que vale a pena doar em favor de outra vida”, enfatizou Bittencourt.

Por: Assessoria

Redação EmSergipe

Redação EmSergipe

Deixe uma resposta