ALESE HOMENAGEIA 50 ANOS DA EMBRAPA EM SESSÃO ESPECIAL

Por iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese), Jeferson Andrade (PSD), foi realizada no final da tarde desta segunda-feira (12), uma Sessão Especial em homenagem aos 50 anos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) no Brasil.

Sobre a importância da Embrapa para o Estado de Sergipe, o presidente do Poder Legislativo declarou que a Embrapa tem laços profundos com Sergipe, por isso a Casa Legislativa se sente honrada em participar das comemorações pelos 50 anos da empresa.

Jeferson Andrade, presidente da Alese

“Esta Sessão Especial é um reconhecimento a tudo o que a Embrapa tem feito pelo desenvolvimento do nosso Estado ao longo dessas cinco décadas. A Empresa tem mais de 200 funcionários, mais de 60 pesquisadores e é referência internacional em pesquisa agropecuária. O apoio da Embrapa é fundamental para o avanço da agricultura sergipana, com destaque para as culturas do coco, milho, mandioca e citros. Basta dizer que a empresa lidera a pesquisa com a cultura do coco no Brasil e tem o mais expressivo banco de germoplasma de mangaba do país”, observa.

Jeferson Andrade ressaltou ainda que a Embrapa também atua para popularizar a ciência entre os estudantes, acolhe estagiários e bolsistas e apoia projetos de ressocialização de pessoas que cumprem pena em presídios do Estado.

Marcos Cruz destacou os avanços da Embrapa

“Recentemente, a Comissão de Agricultura e Meio Ambiente da Assembleia recebeu gestores da Embrapa para apresentar as tecnologias desenvolvidas pela empresa para a nossa agropecuária. Quero dizer que a Alese está de portas abertas para a Embrapa porque sabemos do valor da tecnologia e da pesquisa para o avanço econômico e social de Sergipe”, afirma.

O vice-presidente da Alese, deputado Garibalde Mendonça (PDT), presidiu a Sessão Especial, momento que contou com a participação do deputado Paulo Júnior (PV), da deputada Carminha Paiva (Republicanos), gestores e funcionários da Embrapa, além de representantes de entidades parceiras e autoridades governamentais de Sergipe.

“Esta Sessão Especial faz uma justa homenagem à Embrapa pelos 50 anos de existência e pelos avanços ao longo dos anos, principalmente na área da pesquisa e do apoio aos produtores”, disse Garibalde Mendonça.

Desenvolvimento

Deputado Paulo Júnior ressaltou a importância da empresa

O chefe-geral da Embrapa em Sergipe, Marcos Aurélio Soares Cruz destacou os resultados das pesquisas para o desenvolvimento estadual e lançamentos de tecnologias e publicações.

Segundo mencionou,  a Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE), foi fundada em 13 de junho de 1975, completando neste ano, 48 de atuação para o desenvolvimento da agricultura sustentável. Revela que o  início das atividades em 1975  se deu a instalação da Unidade de Execução de Pesquisas de Âmbito Estadual (UEPAE) de Quissamã, na Grande Aracaju; e desde 1993,  a empresa funciona à avenida Beira Mar, em Aracaju, como Embrapa Tabuleiros Costeiros.

“A Embrapa vem desenvolvendo, ao longo desses 50 anos que estamos comemorando nessa Sessão Solene da Assembleia Legislativa, várias tecnologias para a pecuária brasileira. A empresa busca o desenvolvimento da agropecuária brasileira, por meio de tecnologias, processos agropecuários, metodologias e  publicações. O Brasil hoje alimenta praticamente um bilhão de pessoas no planeta e boa parte do desenvolvimento agrícola tem a contribuição da Embrapa. O Brasil há 50 anos era um país que importava alimentos e hoje é um dos maiores exportadores de alimentos do mundo. A Embrapa não fez isso sozinha, mas ela tem a sua parcela junto com outras instituições de pesquisas e com o apoio do produtor”, ressalta Marcos Cruz.

Sobre a homenagem concedida à Embrapa pelo presidente da Alese, o chefe-geral da empresa afirmou que há dois meses conversou  com o presidente Jeferson Andrade, colocando projetos em desenvolvimento pelo órgão, momento em que destacou a importância dos órgãos parceiros para a melhor atuação da Embrapa.  “A Assembleia Legislativa de Sergipe vem sendo uma parceira histórica da nossa empresa. O presidente da Alese sugeriu que a gente pudesse fazer essa solenidade em homenagem aos 50 anos da Embrapa, o que para nós é muito gratificante em dividirmos essa alegria em fazer parte dessa empresa brasileira pública e de alta tecnologia num cenário mundial de pesquisa agrícola”, contou.

Composição

A mesa da solenidade foi composta pelos deputados Garibalde Mendonça e  Paulo Júnior, o chefe-geral da Embrapa, Marcos Cruz; o ex-chefe geral da Embrapa, Lafayette Franco Sobral; o superintendente do Senar, Dênio Augusto Leite e o assessor-chefe da Secretaria de Estado da Agricultura, Arlindo Nery, representando o secretário Zeca Ramos da Silva.

Momento da homenagem

O deputado Paulo Júnior fez um pronunciamento quanto ao desenvolvimento da Embrapa no país e em Sergipe, destacando os objetivos da empresa, que tem como missão: viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura nos Tabuleiros Costeiros, Baixada Litorânea e Agreste nordestinos em benefício da sociedade brasileira; sendo referência na geração de conhecimento, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável dos agroecossistemas da ecorregião há quase cinco décadas.

Um vídeo institucional foi exibido durante o evento, ressaltando os objetivos da empresa, as tecnologias utilizadas, os bancos de geoplasma para conservar recursos genéticos vegetais e animais com destaque para o coco, mangaba e ovinos da raça Santa Inês; as linhas de pesquisa, os serviços, os impactos e resultados, além dos locais de atuação

Honrarias

Na oportunidade, o ex-chefe geral da Embrapa, Lafayette Franco Sobral e o deputado Garibalde Mendonça foram homenageados com placas alusivas aos 50 anos da empresa.

Também participaram da Sessão Espacial, o subsecretário-geral da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Igor Albuquerque, o diretor-geral da Alese, Ricardo Garcez e a chefe de gabinete da Presidência da Alese, Diana Gomes.

Fotos: Jadilson Simões
Por Aldaci de Souza – Agência de Notícias Alese 

admin

admin

Deixe uma resposta