BlaBlaCar: Brasil se torna líder global desse app de caronas

Você já pensou em viajar de carona? Não do modo antigo, levantando o dedão na beira da estrada (embora eu já tenha feito isso uma vez). Mas de um jeito mais moderno e seguro. Essa é a proposta do aplicativo BlaBlaCar, que tem cada vez mais adeptos aqui no Brasil.

A adesão é tamanha que acabamos de nos tornar o maior mercado dessa plataforma francesa, superando justamente a França.

A empresa de compartilhamento de caronas está presente em 22 países e dos mais de 100 milhões de usuários, 17 milhões estão no Brasil. Na França a empresa tem 25 milhões.

Mesmo com um número menor, nossas vendas já ultrapassaram a dos europeus em 30%.

Falando à agência de notícias Reuters, a presidente da BlaBlaCar no Brasil, Tatiana Mattos, explica que a nossa vantagem é territorial.

“Já projetávamos essa liderança como algo natural, principalmente a partir da retomada do setor de turismo e viagens brasileiro, consolidada em 2023. Quando a gente olha para a complexidade do território francês, para a complexidade do território brasileiro, e aí eu estou falando basicamente de extensão do território, sem dúvida nenhuma, o Brasil é um mercado com muito potencial.”

Viagens de ônibus

A vantagem sobre os franceses se dá também pela diversidade de serviços oferecidos por aqui.

Além das viagens em carros, a BlaBlaCar oferece no país, desde 2020, um marketplace para a venda de passagens rodoviárias, com 214 viações conectadas à plataforma.

A empresa planeja expandir esse número para 250 neste ano, abrangendo, assim, 90% das linhas rodoviárias regulares do Brasil.

A ideia do aplicativo é bastante interessante: ocupar lugares vazios em carros e ônibus nas estradas, diminuindo o número de veículos nas vias. Ou seja, uma proposta de transporte mais sustentável.

Para isso, a plataforma busca conectar pessoas que estão procurando por uma carona ou viagem de ônibus, fazendo com que os deslocamentos sejam mais acessíveis.

A BlaBlaCar é hoje a única plataforma multimodal do Brasil, ou seja, permite que o usuário escolha, entre carona e ônibus, a melhor opção para os deslocamentos.

Também é possível utilizar os dois modos de viagem de forma complementar, fazendo, por exemplo, o primeiro trecho com carona e o segundo com ônibus – e vice-versa.

O BlaBlaCar é seguro?

  • Eis a pergunta que quase todo leitor vai fazer – principalmente aqueles que não conhecem ainda o serviço.
  • A resposta é que a plataforma pode ser tão segura quanto outros aplicativos de transporte.
  • A empresa, por exemplo, oferece suporte ao cliente sete dias por semana. Ou seja, se acontecer qualquer coisa, pode entrar em contato que alguém vai te responder na hora.
  • A BlaBlaCar coloca várias camadas de proteção no momento da inscrição: tem um selo de perfil verificado, além da adesão em três etapas, que inclui checagem de documentos, telefone e e-mail.
  • Além disso, a empresa divulga avaliações feitas pelos membros para ajudar os condutores e passageiros a escolher com quem viajarão.
  • Para proporcionar uma melhor experiência na viagem, o app pede ainda que os usuários informem suas preferências, por exemplo, se gostam de música, se preferem conversar ou ficar em silêncio.
  • Motoristas também devem contar se são fumantes e se aceitam pets no veículo.

As informações são da Forbes.

O post BlaBlaCar: Brasil se torna líder global desse app de caronas apareceu primeiro em Olhar Digital.

admin

admin

Deixe uma resposta