Carro híbrido: o que é e como funciona?

Os carros híbridos unem as vantagens do combustível fóssil e da eletricidade. Diferentemente dos carros que dependem inteiramente de uma bateria, esses veículos aproveitam o movimento e o funcionamento do motor para garantir uma fonte de energia extra. Conheça a tecnologia a seguir.

Leia também:

Carros híbridos
Carros híbridos. Imagem: Restuccia Giancarlo/Shutterstock

O que é um carro híbrido?

Antes de tudo, o carro híbrido não é completamente um carro elétrico. Diferentemente dos EVs, a modalidade também conta com um motor convencional, de combustão.

Além disso, o veículo é abastecido por gasolina ou diesel. Ou seja, ainda depende de combustíveis para funcionar.

Mesmo assim, os modelos com a tecnologia emitem menos gases poluentes. Isso porque os carros contam com uma bateria que é reabastecida com a energia cinética gerada durante a frenagem. O motor de combustão interna também pode ajudar nesse processo.

Dessa forma, a depender do modelo, o motorista não precisa se preocupar em carregar a bateria rotineiramente. O próprio funcionamento do carro do dia a dia realiza essa tarefa.

Essa energia também garante eficiência e reduz o consumo de combustível. Os componentes elétricos, por exemplo, ajudam a movimentar o carro em baixas velocidades, tirando-o da inércia.

Em alguns casos, a tecnologia é utilizada para garantir uma aceleração mais rápida.

Como funciona um carro híbrido?

Os carros híbridos combinam o uso da gasolina ou diesel e da eletricidade. Por isso, em boa parte dos casos, não é preciso conectá-los à tomada para carregar a bateria.

Esse processo é realizado pela energia cinética produzida pelo carro em movimento ou pelo funcionamento do motor de combustão.

Mas não há um único tipo de carro híbrido. O What Car destaca três modalidades.

Confira:

  1. Paralelos: o carro é movido por ambos os sistemas de energia e utiliza a frenagem regenerativa para carregar a bateria. São os modelos mais populares da atualidade;
  2. Extensores de autonomia: o motor convencional é utilizado para gerar energia para o motor elétrico;
  3. Plug-in: modelos que são energizados em movimento e que podem ser conectados à tomada, para carregar a bateria. Os automóveis dessa categoria têm motores convencionais e baterias maiores que os demais híbridos, aumentando a autonomia.

Com informações de Departamento de Energia dos EUAConsumer Reports e WhatCar

O post Carro híbrido: o que é e como funciona? apareceu primeiro em Olhar Digital.

admin

admin

Deixe uma resposta