COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEBATE PROGRAMA DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NA CÂMARA FEDERAL

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realiza audiência pública nesta segunda-feira (22) para discutir o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), por meio do qual a gestão de escolas públicas de ensino fundamental e médio passa a ser compartilhada entre educadores e militares, das Forças Armadas e polícias.

O programa foi criado pelo governo Bolsonaro. Segundo o Ministério da Educação, o objetivo era “melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares”.

O deputado Pedro Uczai (PT-SC), que pediu a realização do debate, no entanto, questiona essa gestão compartilhada. “A gestão escolar tem como princípios a gestão democrática, a autonomia pedagógica, administrativa e financeira, enquanto que a gestão militar tem o modelo essencialmente hierárquico, sem abertura para participação coletiva nos processos de tomada de decisão”, compara o parlamentar.

O suposto desrespeito à autonomia pedagógica e administrativa das escolas levou o deputado Ivan Valente (Psol-SP) a apresentar um projeto que suspende o Programa das Escolas Cívico-Militares (PDL 643/19). O texto está em análise na Comissão de Educação.

Uczai afirma ainda que, nas escolas militares, grande parte dos estudantes são filhos de militares e optam por uma formação para se tornarem militares no futuro. “A educação pública apresenta estudantes com perfis socioeconômicos variados”, compara o deputado. “Estudantes que, em sua grande maioria, não pretendem se tornar militares.”

Convidados
Foram convidados para discutir o assunto na comissão, entre outros, o diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do Ministério da Educação, Alexsandro do Nascimento Santos, e a presidente da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (Ubes), Jade Beatriz.

A audiência, que recebeu apoio dos deputados Tarcísio Motta (Psol-RJ) e Socorro Neri (PP-AC), será realizada no plenário 10 a partir das 14 horas.

Da Redação – ND

Fonte: Agência Câmara de Notícias

EmSergipe

EmSergipe

One thought on “COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DEBATE PROGRAMA DE ESCOLAS CÍVICO-MILITARES NA CÂMARA FEDERAL

  1. SERÁ QUE VIVEMOS EM UM PAÍS COM LIBERDADE, DEMOCRACIA EM QUE O CIDADÃO VIVE EM EM UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO? SERÁ QUE POSSAMOS POSTAR? UM PAÍS QUEM MANDA É A DITADURA, DESTRUINDO TUDO DE BOM QUE FOI FEITO EM BENEFÍCIO DO POVO BRASILEIRO. DESTRUIR AS ESCOLAS CIVICA MILITARES QUE EDUCAM, QUE ENSINAM COM QUALIDADE DE UMA EXCELENTE EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM.

Deixe uma resposta