CONSELHO DE PSICOLOGIA PROMOVE DEBATE SOBRE QUEBRA DE SIGILO NAS PRÁTICAS PSI EM SITUAÇÕES CRÍTICAS

O Conselho Regional de Psicologia de Sergipe (CRP19), por meio da Comissão de Orientação de Fiscalização (COF), Comissão de Orientação e Ética(COE) e da Comissão de Políticas Públicas, realiza no dia 23 de maio de 2023, às 18h45, na Faculdade Pio Décimo, mesa redonda com o tema ‘Oriente-SE: debatendo sobre quebra de sigilo nas práticas psi em situações críticas’.

O evento integra ações do projeto Oriente-SE  que  tem  entre  seus objetivos orientar profissionais da Psicologia sobre a legislação profissional,  demandas advindas da atuação em vários espaços de trabalho e prevenir futuras situações de infração ética.

“O CRP/19 vem recebendo inúmeras demandas de orientação solicitadas por psicólogas(os), nos últimos meses, relacionadas a quebra de sigilo por situações de violências contra grupos vulneráveis, tentativa de suicídio e ameaça de homicídio. Diante desse cenário, o CRP/19 propõe a realização de um evento  público no intuito ampliar o debate técnico, ético e legal sobre o tema, criando  um espaço de discussão, orientação e diálogo entre os profissionais, estudantes  de Psicologia e equipe técnica/conselheiras(os) do CRP/19”, explica Marcela Flores Cardoso Sobral (CRP19/1096), psicóloga orientadora fiscal da COF.

O encontro pretende discutir e orientar as(os) psicólogas(os)  e  estudantes  de psicologia sobre situações profissionais que envolvem a quebra do sigilo, suas implicações éticas, técnicas, políticas e legais, assim como a autonomia e responsabilidade profissional.

“Divulgar as normativas do Conselho Federal de Psicologia, discutir as implicações jurídicas e éticas sobre a escolha pela quebra ou não do sigilo,  apresentar as redes de proteção aos usuários em situações críticas estão entre os objetivos deste debate”, pontua Luciana Oliveira (CRP19/4151), analista técnica da COF.

Programação

 A Mesa Redonda “Oriente-SE: debatendo sobre quebra de sigilo nas práticas psi em situações críticas” abordará temas como ‘Situações críticas e recorrentes envolvendo sigilo profissional – experiências e aspectos éticos e técnicos’, ‘Sigilo e ética profissional: aspectos legais’, ‘Fluxos e atendimentos em situações críticas: o papel da DAGV’ e ‘Violação de direitos e articulação de serviços da rede’.

 O evento que acontece no auditório da Faculdade Pio Décimo – campus Jabotiana- é gratuito e está sujeito à lotação da capacidade do espaço da Instituição de Ensino Superior, localizada na Av. Tancredo Neves, 5655, bairro Jabotiana – Aracaju/SE.

Inscrições

https://pionet.piodecimo.edu.br/extensao/Publico/frmCadAlunoExterno.aspx

Ascom CRP19

admin

admin

Deixe uma resposta