DIA DO PROFISSIONAL DE TI: CONHEÇA OS DESAFIOS DESSA PROMISSORA ÁREA

Data é comemorada em 19 de outubro e destaca a importância do trabalho desenvolvido por esses profissionais

O Dia do Profissional de TI, celebrado em 19 de outubro, é uma ocasião especial que destaca a importância do trabalho desempenhado por esses especialistas em tecnologia. Esses profissionais exercem um papel fundamental em empresas de diversos setores, sendo responsáveis por uma ampla variedade de atividades relacionadas aos recursos computacionais no ambiente digital.

 

Instituto Daryus de Ensino Superior Paulista – IDESP, escola de negócios que já formou mais de 30 mil alunos e é pioneiro em cursos de formação nos temas de Privacidade e Proteção de Dados, Segurança da Informação, Gestão de Riscos, Continuidade de Negócios e Cibersegurança, aproveita a data para destacar os desafios enfrentados por esses profissionais e fornecer dicas importantes sobre como se destacar neste setor em evolução contínua.

 

Os profissionais graduados em TI têm um vasto campo de atuação, podendo ocupar posições como Analista de Redes, Analista de Segurança, Programador, Analista de Sistemas, Analista de Suporte, Desenvolvedor Web, Cientista de Dados, entre muitas outras. Além disso, as habilidades de um profissional de TI moderno são valorizadas e requisitadas não apenas no setor de tecnologia, mas também em empresas de variados setores como o de saúde e financeiro.

 

As responsabilidades desses profissionais incluem o desenvolvimento de soluções e sistemas para a otimização de processos, a gestão, atualização e monitoramento da infraestrutura tecnológica da empresa, bem como a proteção de informações sensíveis. Para desempenhar essas funções de maneira eficaz, é crucial que os profissionais de TI estejam integrados aos diversos setores da organização, compreendendo processos, gestão e cultura organizacional, a fim de contribuir para as estratégias da empresa.

 

Pedrita Miranda, coordenadora de operações e TI do IDESP, destaca um dos principais desafios da profissão. “Manter-se sempre atualizado em relação às novas tecnologias, metodologias, linguagens e ferramentas é essencial. A transformação digital acelerou muitos processos, e os profissionais de TI precisam estar atentos para acompanhar a evolução não só das tecnologias, mas também dos impactos e benefícios que essas evoluções podem trazer ao negócio e ao cliente, que sempre deve ser o foco de toda evolução e melhoria”.

 

De acordo com um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), a demanda por profissionais de TI pode gerar mais de 540 mil vagas na área até 2025. Além disso, uma pesquisa da consultoria McKinsey estima que o Brasil possa enfrentar uma carência de 1 milhão de profissionais de Tecnologia da Informação até 2030. Diante desse cenário, a área de TI se apresenta como uma oportunidade promissora para quem deseja ingressar ou avançar na carreira.

 

Os salários na área de TI variam de R$ 2 mil para iniciantes e podem chegar a R$ 18 mil, dependendo da área de atuação e da experiência do profissional. Para se destacar nesse campo, é fundamental possuir conhecimento técnico, pensamento analítico, flexibilidade, habilidade para trabalhar em equipe e fluência em inglês, uma vez que muitos termos e manuais na área são no idioma.

 

As certificações também representam um papel fundamental na carreira dos profissionais de TI. “Em algumas empresas, as certificações são até mais importantes do que a graduação, pois fornecem todo o conhecimento técnico necessário e preparam o profissional para funções mais específicas. Como a área está em constante evolução, as certificações auxiliam na atualização das práticas do mercado”, explica Nadia Guimarães, Sócia-Diretora de Operações e Diretora Acadêmica do IDESP.

Por: Assessoria de Imprensa

Redação EmSergipe

Redação EmSergipe

Deixe uma resposta