EM BRASÍLIA, DEPUTADA CARMINHA PAIVA PARTICIPA DE IMPORTANTES EVENTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTADO DE SERGIPE

A parlamentar está participando da mobilização municipalista para enfrentamento da crise financeira e prestigiou o lançamento da licitação para a construção da ponte que interliga Neópolis a Penedo.

Atenta e preocupada com o cenário da administração pública dos municípios sergipanos, a deputada estadual Carminha Paiva (Republicanos) está na capital federal, onde participou nesta terça-feira, 03, e quarta-feira, 04, da Mobilização Municipalista da Confederação Nacional dos Municípios (CNM). O encontro, que reúne prefeitos e autoridades de todo Brasil, debate a queda do repasse do Governo Federal aos municípios brasileiros.

Acompanhada pelo prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, e do superintendente da SMTT de Socorro, Bruno Rezende, a parlamentar disse que sua participação na mobilização é para contribuir na busca por alternativas que minimizem o sofrimento dos municípios e, consequentemente, do povo brasileiro. “Com a diminuição do repasse, as despesas dos municípios aumentaram e muitos deles não estão conseguindo manter os serviços básicos que toda cidade necessita e ainda estão tendo dificuldade de pagar o salário dos servidores. Diante dessa situação, me dispus a vir à Brasília para atestar as dificuldades que os municípios estão passando e contribuir, seja com ações ou projetos de leis, com essas demandas”, afirma Carminha.

A deputada acredita que o diálogo neste momento é fundamental para que seja encontrada uma saída a fim de que a situação financeira dos municípios seja regularizada no menor espaço de tempo possível, de forma responsável e efetiva. “Precisamos chegar a uma solução, caso isso não ocorra muito em breve, a tendência é que mais problemas surjam e fique cada vez mais difícil de manter o básico dos municípios”, afirma Carminha. A declaração da deputada foi embasada após a CNM divulgar em coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, 02, que no 1º semestre de 2023, considerando 4.616 cidades que enviaram dados à Secretaria do Tesouro Nacional (STN), 51% (2.362) das cidades tiveram déficit, enquanto em 2022 esse percentual era de 7% (342).

Durante o primeiro dia de encontro a parlamentar encontrou autoridades nacionais, estaduais e municipais, mas ficou especialmente feliz com a presença de prefeitas de municípios sergipanos, a exemplo de Simone Andrade, prefeita de Riachão do Dantas, France de Domingos, prefeita de Pedrinhas, e Manuella Martins, prefeita de Pacatuba. “Tive a grata oportunidade de encontrar muitos prefeitos, mas quero deixar aqui minha admiração por essas mulheres prefeitas por estarem aqui, cada uma lutando pelo seu município. Me somo a elas e a todos os prefeitos para lutarmos e dialogarmos para encontrar uma solução o mais breve possível para que os municípios possam ter a total segurança de manter o pleno funcionamento da máquina pública”, declarou.

Investimento para Sergipe

Ainda durante a manhã desta terça, Carminha foi convidada pelo Governador do Estado, Fábio Mitidieri, e pelo Ministro de Estado dos Transportes, Renan Filho, para participar do lançamento da licitação para a construção da ponte que interliga Neópolis a Penedo, na região do Baixo São Francisco. “Essa será uma obra importantíssima para Sergipe, porque essa interligação vai facilitar o escoamento de produtos e aumentará o fluxo de turistas nos dois estados. Sem dúvidas trará mais desenvolvimento para o nosso estado”, disse Carminha.

De acordo com o Ministério do Transporte, a ponte terá mais de um quilômetro de extensão e mais 12,5 quilômetros de acesso.

Por: Ana Guimarães
Jornalista, radialista e assessora parlamentar
Redação EmSergipe

Redação EmSergipe

Deixe uma resposta