ESTUDO DA AMPLA CAPTA AS PRINCIPAIS CONVERSAS NAS REDES SOCIAIS SOBRE SÃO JOÃO DO NORDESTE

Levantamento ajuda marcas a criar estratégia e conexão com público nordestino durante festividades juninas

O período junino representa importante momento cultural brasileiro, em especial no Nordeste, onde se concentram as principais festividades do País. Por isso, a equipe de business intelligence da agência Ampla, se debruçou sobre conversas nas redes sociais para desenvolver o relatório São João do Nordeste. Esquenta 2023, que contempla informações, insights e tendências comportamentais. O objetivo é ajudar empresas a desenvolver a melhor estratégia para criar conexão e presença relevante das marcas no evento que tanto movimenta a economia nordestina nessa época do ano.

Foram analisadas menções à festa em 25 mil mensagens capturadas por meio de buscas por palavras-chave entre 1 de março e 21 de maio de 2023, considerando usuários ativos em redes sociais, sites de notícias e blogs. Os dados utilizados para realizar este estudo contemplam informações disponibilizadas pela API pública das redes monitoradas.

As mulheres foram as mais ativas no período analisado, respondendo por 44% das conversas. Além de falar sobre como irão curtir as festas juninas, elas também são as que mais produzem conteúdos. Das usuárias analisadas, quase um terço gerou pauta sobre receitas, maquiagens, decoração, entre outros assuntos. Já os homens, com 22% dos posts, citavam principalmente música, festas, comidas e vestuário. A presença de perfis de marcas surge de forma relevante, respondendo por 34% de todo o buzz. Essas marcas aparecem principalmente na divulgação de eventos e nos patrocínios das festas juninas.

Para Eduardo Breckenfeld, CSO da Ampla, esse momento provoca grande movimento de marcas que buscam aproveitar a data com o objetivo de gerar visibilidade e uma maior conexão com os consumidores da região. “Por isso, é fundamental estarmos sempre atentos ao comportamento das pessoas e identificar possíveis temáticas e oportunidades de conteúdos e ativações para os nossos clientes”, afirma.

Já Phelipe Menezes, head de Social Intelligence da agência, lembra: “O São João já vem ganhando as redes sociais há um tempo, com conversas em torno das festas, artistas, músicas, culinária, bebidas, vestuário, decoração e outras peculiaridades”.

O ponto alto das conversas geradas são as festas presenciais e atrações. A expectativa do público é grande para retomar as comemorações nos interiores dos Estados e são estes acontecimentos que impulsionam as outras temáticas categorizadas neste estudo, como vestuário, danças, além do consumo de bebidas e comidas. A hashtag mais usada no Nordeste é #SãoJoão. Em outras regiões do Brasil #FestaJunina é a mais comum.

Segundo o estudo da Ampla, o  Instagram e o TikTok ditam tendências de músicas, receitas e vestuário. A busca por ideias de decoração é um assunto comum em todas as redes. As marcas, fica claro no levantamento, também preferem utilizar o Instagram para falar sobre o São João do Nordeste. Ao todo, representa 55% de tudo que foi falado a respeito da festa junina, especialmente quando o assunto foi sobre festas, músicas e vestuário.

Para ter acesso ao estudo completo, clique aqui.

Por: Assessoria

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