Fabricante do EV Nevera quer lançar serviço de robotáxi; saiba mais

A croata Rimac Automobili tem muito o que comemorar com o supercarro elétrico Nevera, que bateu dezenas de recordes e ultrapassou até o Tesla Model S. Agora, a empresa de veículos elétricos (EVs) quer ir além e planeja serviço de robotáxi acessível para mudar como as pessoas se locomovem.

Rimac e o Nevera Hypercar

A Rimac ganhou destaque com o elétrico Nevera Hypercar. Conheça alguns detalhes do modelo:

  • Só em 2023, ele bateu 23 recordes de desempenho em um único dia (o que por si só já é mais um recorde). O Olhar Digital falou sobre isso aqui;
  • Um deles foi o desafio de Nurburgring, na Alemanha, em que completou o circuito em 7:05:298. O tempo é 30 segundos mais rápido do que o Tesla Model S Plaid;
  • O carro tem quatro motores elétricos independentes e 1.914 cavalos, chegando de zero a quase 100 km/h em 1,74 segundos. O modelo da Tesla o faz em 1,99 segundos.

Leia mais:

elétrico
Nevera, o supercarro da Rimac (Imagem: Divulgação/Rimac Nevera)

Robotáxi

A Rimac, porém, não parece querer ficar presa ao Nevera Hypercar e tem planos de expandir sua atuação no setor automobilístico. O CEO e fundador da empresa, Mate Rimac, falou em entrevista ao Autocar que a marca planeja lançar o serviço em apoio com a Kia. O projeto será revelado no ano que vem e deve começar a funcionar em 2026.

Inclusive, Rimac disse que o Nevera até pode ser importante no robotáxi, mas que o projeto pretende “mudar como as pessoas se movimentam pelas cidades” de forma acessível – e o supercarro não é exatamente acessível. O modelo custa a partir de US$ 2,15 milhões, mais de R$ 10 milhões.

Ele ainda destaca que quer serviço premium, mas isso não significa caro ou sofisticado. Outra ambição do CEO é que o robotáxi dirija sem controle humano.

O serviço ficará sob nova marca da Rimac, chamada Project 3, sediada na Croácia e com centro de pesquisa no Reino Unido. A empresa está negociando com 20 cidades europeias e do Oriente Médio para oferecer o robotáxi, com expectativa de expandir para Alemanha e Reino Unido posteriormente.

O post Fabricante do EV Nevera quer lançar serviço de robotáxi; saiba mais apareceu primeiro em Olhar Digital.

admin

admin

Deixe uma resposta