GOVERNADOR PARTICIPA DA FORMATURA DE 94 NOVOS SOLDADOS DO CORPO DE BOMBEIROS DE SERGIPE

Essa é a oitava turma do Curso de Formação de Soldados; na ocasião, também foram entregues novos equipamentos e viaturas à corporação.

O governador Fábio Mitidieri participou na noite desta quarta-feira, 23, da formatura de 94 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe (CBMSE), que atuarão nas unidades da corporação espalhadas por todo o estado. Na ocasião, o chefe do Executivo estadual também promoveu oficiais e praças do CBMSE e entregou equipamentos e viaturas, ao lado do comandante da corporação, coronel Fábio Pinto Cardoso, e do secretário de Estado da Segurança Pública, João Eloy. A solenidade foi realizada na praça de eventos da Orla de Atalaia, em Aracaju.

Segundo Fábio, os investimentos, tanto em equipamentos quanto nos profissionais da Segurança, têm como objetivo ofertar o melhor serviço à sociedade. “Procuramos priorizar a Segurança Pública na nossa gestão. Temos, hoje, as promoções e, também, novos agentes que chegam para se somar ao Corpo de Bombeiros. Parabéns a todos que estão chegando. É uma missão árdua, mas muito honrosa, a de proteger a sociedade. Também temos a entrega de vários equipamentos para uma infraestrutura cada vez melhor do nosso Corpo de Bombeiros”, disse o governador.

Os formandos do Curso de Formação de Soldados (CFSD) 2023, Turma ‘Cap. QOABM Remilton da Silva Pereira’, iniciaram a formação em novembro de 2022, com nove meses de curso. Essa é a oitava turma do CFSD.

Para a soldado Deborah, a formatura marca oficialmente a entrada dos novos militares ao Corpo de Bombeiros de Sergipe para contribuírem com a segurança da população sergipana. “A gente tanto treinou e aprendeu para poder exercer essa profissão que é tão nobre e tão cheia de mérito. Então, a formatura é justamente o ápice desse momento, onde podemos finalmente ingressar na vida militar como bombeiros e, com fé em Deus, salvar muitas vidas”, considerou.

A nova soldado lembrou também que, entre os ensinamentos aprendidos no CFSD, o trabalho preventivo merece destaque. “O Corpo de Bombeiros trabalha bastante não só para atender às ocorrências de perigo iminente, mas também com a parte educativa, de ensinar à sociedade quais são os melhores meios de prevenção, seja de afogamento ou prevenir uma explosão de gás, por exemplo. A educação é o melhor meio de evitar tragédias e deixar a sociedade de fato mais segura’, pontuou Deborah Duarte.

O comandante da corporação chamou atenção para a promoção da segunda coronel do Corpo de Bombeiros. “Hoje, estamos aqui celebrando a entrega de 94 soldados à sociedade para reforçar a nossa estrutura operacional e administrativa, e celebrando a valorização profissional de 20 oficiais que estão sendo promovidos. Dentre eles, temos a segunda coronel do Corpo de Bombeiros, coronel Maria, o que reforça o compromisso do Estado e da corporação na valorização e reconhecimento do papel da mulher dentro da corporação”, afirmou o coronel Fábio Pinto Cardoso.

Promovida nesta noite, a coronel Maria contou que se sente muito feliz em se tornar a segunda coronel da corporação, após 25 anos de carreira militar. “O governador Fábio Mitidieri, em oito meses de gestão, promove a segunda mulher a coronel do Corpo de Bombeiros de Sergipe. A instituição tem 102 anos, e o nosso governador, com o compromisso de valorização da mulher, realizou esse grande feito para instituição”, declarou.

A oficial enfatizou que a promoção representa também uma conquista para outras mulheres que já ingressaram ou sonham em ingressar no Corpo de Bombeiros de Sergipe. “Há 25 anos, eu nem imaginava o que era militarismo, quando entrei na instituição tudo era novo, e até me limitava porque eu não via outras mulheres. Cada vez mais, verificamos que as mulheres estão participando desse espaço. Então com essa inserção e poder chegar ao último posto, elas percebem que o sonho pode se tornar realidade. Então venham, tenham vontade de participar do Corpo de Bombeiros, que ele está apto a receber a todos”, incentivou a coronel Maria.

Viaturas e equipamentos 

Na solenidade, foram entregues duas viaturas de salvamento tipo pick-up; um veículo utilitário; um auto-tanque com capacidade de 12 mil litros; dois quadriciclos; quatro motos aquáticas; e três embarcações de salvamento.

Além desses novos veículos, foram entregues também equipamentos como: 300 botas de combate a incêndio; nove equipamentos de proteção respiratória; 37 coletes salva-vidas; e 20 roupas para mergulho.

As viaturas e equipamentos entregues somam um total de aproximadamente R$ 5,2 milhões em investimentos, oriundos do Fundo Nacional de Segurança Pública, recursos próprios do Estado, emendas da bancada federal e emendas parlamentares individuais.

De acordo com o comandante do CBMSE, o reforço com os novos equipamentos contribuirá para a resolutividade das demandas da sociedade. “Eles chegam para se somar aos recursos já existentes, deixando a estrutura operacional mais robusta, fazendo com que, estrategicamente, a gente possa fazer o uso desses recursos da melhor forma, cobrindo uma área maior, tendo uma capilaridade mais efetiva, tanto nos interiores, como também nas áreas de banho, sejam de praias ou rios”, concluiu o coronel Fábio Pinto Cardoso.

Fonte: SSP/SE

Redação EmSergipe

Redação EmSergipe

Deixe uma resposta