Inovação automotiva: 5 carros criados por brasileiros que você precisa conhecer

A cultura automobilística no Brasil sempre foi bastante forte, dentro das pistas nomes como Emerson Fittipaldi, Ayrton Senna e Nelson Piquet trouxeram ao país oito títulos mundiais de Fórmula 1. Enquanto isso, fora das pistas a inventividade do nosso povo deu origem a criações únicas e marcantes para a história automotiva nacional. Vamos conhecer cinco carros criados por brasileiros que marcaram época?

Leia mais

1. Puma GTB

Puma GTB
Imagem: Stefan Lambauer / Shutterstock

Um verdadeiro tesouro do design esportivo nacional, o Puma GTB trazia um design arrojado e desempenho único para as ruas brasileiras. Inspirado no Camaro americano e com uma mecânica extremamente simples, o GTB foi o muscle car da fabricante de esportivos nacionais. A Puma se destacou ao longo da história por seus desenhos arrojados e esportivos, inspirados em sucessos de fabricantes europeus.

2. Gurgel BR-800:

Gurgel BR-800 o primeiro carro fabricado inteiramente no Brasil Autor:Frenz 69/WikimediaCommons

O Gurgel BR-800 merece seu destaque, representando a excelência no segmento de carros compactos no Brasil. O BR-800, primeiro veículo totalmente desenvolvido e fabricado no país, foi resultado da visão inovadora do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, fundador da Gurgel Motores S/A.

Apresentando um motor de 2 cilindros e 800cc, o quadradinho subcompacto era produzido inteiramente na própria fábrica da Gurgel, localizada em Rio Claro, no estado de São Paulo. Foi o pioneiro dos carros criados por brasileiros.

3. Troller T4:

Troller T4 o Carro Brasileiro liderou as vendas no segmento no final da década de 2000
Foto: Paulo Guereta/WikimediaCommons

Apresentado como o verdadeiro carro off-road, o Troller T4, foi um jipe compacto que se destacou como o modelo mais antigo e popular da marca. Criado por brasileiros, o off-road vinha disponível em versões de 2 portas com capota rígida de fibra ou capota de lona removível, o veículo oferecia diversas motorizações ao longo dos anos, incluindo motores turbo diesel da MWM, NGD, International Maxxforce e Duratorq.

O T4 foi o jipe mais vendido do Brasil até dezembro de 2008, atingindo 1.104 unidades vendidas. Em abril de 2010, a Troller anunciou a marca de 10 mil unidades vendidas do T4.

4. Agrale Marruá

Agrale Marruá

Crédito: Andre Gustavo Stumpf Filho/ Wikipedia

Criado inicialmente como uma viatura 4×4 para as forças armadas brasileiras, o Agrale Marruá e um utilitário all-terrain genuinamente brasileiro. Além de seu prestígio nas Forças Armadas, o Marruá conquistou sucesso entre os civis, principalmente em áreas rurais, onde se destaca pela sua robustez tipicamente brasileira.

Reconhecido por sua resistência e desempenho off-road, o Marruá tornou-se uma escolha popular para aqueles que buscam um veículo confiável em ambientes desafiadores.

5. Gurgel Itaipu E150

Gurgel Itaipu E150
Imagem: Divulgação/Gurgel

Apresentado em 1974, o Itaipu E150 teve uma produção limitada e hoje é considerado item de colecionador. Um dos principais carros criados por brasileiros, o Itaipu vinha com velocidade inicial de cerca de 30 km/h, posteriormente aprimorada para até 60 km/h.

O modelo destacou-se por ser o primeiro carro elétrico construído na América Latina. Seu design compacto, pesando 460 kg, incluía baterias que totalizavam 320 kg. Embora vinte carros pré-série tenham sido fabricados, o Itaipu nunca foi comercializado em larga escala. O nome “Itaipu” foi resgatado em 1980 para um veículo comercial maior, o Itaipu E400, baseado no Gurgel G800 com motor Volkswagen.

O post Inovação automotiva: 5 carros criados por brasileiros que você precisa conhecer apareceu primeiro em Olhar Digital.

admin

admin

Deixe uma resposta