JAC lançará carro elétrico com bateria de sódio em janeiro; conheça

O tipo mais comum de bateria para carros elétricos são as de íons de lítio, mas a JAC Motors quer mudar isso. A montadora chinesa anunciou que lançará um veículo produzido em massa com baterias de íon de sódio já em janeiro de 2024. O JAC Yiwei EV, como o modelo foi chamado, inaugura a tecnologia na nova marca da empresa, a Yiwei.

Leia mais:

Yiwei, nova marca de elétricos da JAC Motors

A JAC Motors revelou a Yiwei em maio deste ano, dizendo que abandonaria o rótulo Sehol, outra marca de automóveis da chinesa. Assim, todos os carros do grupo passam a ser da JAC ou da Yiwei.

A marca teve sua estreia com o Yiwei 3, que, inclusive, competirá com o BYD Dolphin no Brasil.

O novo rótulo ainda tem participação da Volkswagen, que detém 75% de controle na gestão da JAC Motors. Um outro grupo da empresa, a Anhui Jianghuai Automobile Group Holdings (JAG), têm 50% de participação da alemã. A outra metade é do governo chinês.

Sehol EX10, da marca descontinuada pela JAC Motors (Foto: JAC Motors/Reprodução)

Como será o carro elétrico com bateria de sódio

  • O JAC Yiwei EV terá baterias de íons de sódio;
  • De acordo com o Engadget, apesar de ter uma densidade mais baixa do que as baterias de íons de lítio, ela tem um custo mais baixo, um fornecimento mais amplo e um desempenho melhor nas temperaturas frias. A esperança é que esses fatores acelerem a adoção dos elétricos em massa;
  • O portal indicou ainda que o modelo parece apenas uma versão renomeada do hatch Sehol E10X, da marca anterior da JAC, anunciado em 2023;
  • O site CarChinaNews descreveu o E10X com um alcance de 252 km e capacidade de 25 kWh, com um carregamento usando uma célula HiNa NaCR32140, a mesma bateria de sódio do Yiwei.

O post JAC lançará carro elétrico com bateria de sódio em janeiro; conheça apareceu primeiro em Olhar Digital.

admin

admin

Deixe uma resposta