Transações superiores a R$ 1,7 bilhão foram registradas no e-commerce brasileiro durante o “esquenta” da Black Friday, na última quinta-feira (28), representando um aumento de 5,8% em relação ao ano passado.
Transações superiores a R$ 1,7 bilhão foram registradas no e-commerce brasileiro durante o “esquenta” da Black Friday, na última quinta-feira (28), representando um aumento de 5,8% em relação ao ano passado. É o que mostra o levantamento Hora a Hora, da Confi.Neotrust, empresa de inteligência de dados, em parceria com a ClearSale, especializada em soluções antifraude.
O monitoramento Hora a Hora é elaborado a partir de dados dos sites oficiais das marcas durante todo o mês de novembro. Entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro, as atualizações são realizadas a cada hora.
No período entre 00h e 23h59 da quinta-feira, foram feitos 3,3 milhões de pedidos, uma alta de 1,1% em comparação ao mesmo período de 2023. O ticket médio deste ano foi de R$ 482,32, 5,9% maior do que em 2023, segundo o levantamento.
LEIA MAIS: Black Friday 2024 hoje: veja as principais ofertas do dia e notícias em tempo real
“Os consumidores estão cada vez mais confiantes e aproveitam as oportunidades de descontos para realizar investimentos em compras online, refletindo uma tendência de mercado em plena expansão", afirma Juliana Lorenzetti, diretora de growth da Confi.Neotrust.
Os cinco produtos mais vendidos na quinta-feira foram: eletrodomésticos (13,6%), telefonia (9,8%), eletrônicos (8,8%), moda e acessórios (7,9%) e ar e ventilação (6,6%).
Já os meios de pagamento mais utilizados no e-commerce foram: cartão de crédito (62,4%), PIX (23,2%), boleto bancário (9,6%) e outros, categorizados por modelos como e-wallet, cashback, débito e vales (4,8%).
Em relação ao perfil do consumidor, o público feminino foi responsável pela maioria das transações no período (51,8%), seguido de perto pelos homens (48,2%).
Quanto à faixa etária, a plataforma indica que a maior parte das compras foi realizada por pessoas entre 36 e 50 anos (41,0%), seguidas por consumidores de 26 a 35 anos (29,4%), acima de 51 anos (20,5%) e até 25 anos (9,1%).
No campo das fraudes, o “esquenta” da Black Friday sofreu 5,3 mil tentativas de ações fraudulentas, representando aproximadamente R$ 7,1 milhões, uma redução percentual de 35% em comparação com o ano anterior. O ticket médio das tentativas foi de R$ 1.340,38, aumento de 6% em relação a 2023.
As categorias mais impactadas pelas ações dos golpistas na véspera da Black Friday foram: instrumentos musicais (4,34%), games (2,41%), acessórios eletrônicos (2,33%), eletrônicos (2,2%) e celulares (1,88%).
A ClearSale explica que esses resultados refletem suspeitas de fraude e que, devido ao dinamismo, os números podem sofrer alterações após um período, quando ocorre a confirmação da tentativa.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]