A Nasa divulgou fotos inéditas da chamada “Galáxia do Sombreiro” registradas pelo Telescópio Espacial James Webb.
A Galáxia do Sombreiro, batizada por sua semelhança com o típico chapéu mexicano, está a cerca de 30 milhões de anos-luz da Terra, disse a agência espacial americana.
Ela é cercada por múltiplos anéis, onde as estrelas se formam. No seu centro, há um buraco negro supermassivo que emite um jato brilhante de luz e consome material do interior da galáxia.
Tanto os anéis quanto o buraco negro são relativamente “dóceis”, segundo a Nasa, e nenhum deles cria muita atividade solar.
O que distingue a galáxia são seus 2.000 aglomerados globulares, coleções de centenas de milhares de estrelas antigas mantidas unidas pela gravidade.
Esses aglomerados permitem que os astrônomos estudem estrelas, uma vez que há milhares de estrelas em uma única área.
As estrelas têm aproximadamente a mesma idade, mas variam de muitas outras maneiras, permitindo que os cientistas as comparem.
As fotos registradas telescópio Webb revelam uma nova textura no anel externo da galáxia e detalham a poeira ao longo do anel. Essa poeira é um "elemento de construção essencial" para objetos solares, disse a Nasa.
O anel externo já havia sido fotografado antes, mas parecia mais “suave”. As imagens mais detalhadas revelaram aglomerados intrincados ao longo dos anéis.
As imagens também mostram várias galáxias ao fundo, o que, segundo a Nasa, pode permitir que os astrônomos aprendam sobre suas propriedades, incluindo quão distantes estão da Galáxia do Sombreiro.
SIte da InfoMoney