Esportes maus-tratos

Bicampeã olímpica flagrada chicoteando cavalo sofre punição

A amazona britânica Charlotte Dujardin, bicampeã olímpica, que foi filmada cometendo maus-tratos contra um cavalo durante uma aula, foi suspensa pela Federação Equestre Internacional (FEI) por um ano.

Por Em Sergipe

05/12/2024 às 11:03:08 - Atualizado há
Foto: Metrópoles

A amazona britânica Charlotte Dujardin, bicampeã olímpica, que foi filmada cometendo maus-tratos contra um cavalo durante uma aula, foi suspensa pela Federação Equestre Internacional (FEI) por um ano. Por conta da repercussão das imagens, Charlotte desistiu de competir nos jogos de Paris 2024.

Leia também

O vídeo onde a amazona aparece golpeando o animal cerca de 25 vezes foi divulgado em primeira mão no programa Good Morning Britain. Ele havia sido enviado de forma anônima como uma denúncia para a entidade de hipismo. Assim que recebeu as imagens, a FEI suspendeu Charlotte de forma provisória por seis meses.

Antes mesmo da sanção provisória, Dujardin anunciou que não competiria nas Olimpíadas. O caso ocorreu durante uma aula em seu estábulo.

No comunicado que oficializa a pena de um ano, a Federação Equestre Internacional atesta que o vídeo é verdadeiro e que ele foi enviado por um advogado, contratado para essa função, já que o denunciante quis manter sua identidade sob sigilo.

"Estamos muito desapontados com este caso, especialmente por estar tão próximo dos Jogos Olímpicos de Paris 2024. No entanto é nossa responsabilidade e crucial que abordemos qualquer caso de abuso, já que o bem-estar dos cavalos não pode ser comprometido", apontou Ingmar De Vos, presidente da FEI na época em que o caso ganhou destaque.

Charlotte também se pronunciou na época e pediu desculpas pelo ocorrido.

"O que aconteceu foi completamente fora do meu normal e não reflete como eu treino meus cavalos ou meus alunos; no entanto, não há desculpas. Estou profundamente envergonhada e deveria ter sido um melhor exemplo naquele momento", declarou a amazonas.

Charlotte Dujardin conquistou seis medalhas olímpicas ao longo da carreira, três delas de ouro, além de uma prata e dois bronzes.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe