O principal grupo político da União Europeia, o Partido Popular Europeu (PPE), votou nesta quinta-feira (7) para endossar a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, como sua candidata para um segundo mandato.
Atualmente vista como uma clara favorita para liderar a Comissão novamente, von der Leyen começaria um novo mandato enquanto a Europa busca fortalecer sua defesa e segurança, enquanto a Rússia trava uma guerra em suas fronteiras e Donald Trump olha para um retorno à Casa Branca.
Se for renomeada pelos líderes dos 27 países membros da UE, ela terá outro mandato para traçar as políticas do bloco sobre diversas questões, desde a regulamentação das “Big techs”, a triagem de investimentos chineses e sanções contra a Rússia.
Uma ex-ministra da Defesa da Alemanha, von der Leyen, ajudou a orientar a UE nos últimos cinco anos, com desafios como a pandemia da COVID-19, a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022 e uma crise energética.
Como a primeira mulher a ocupar o cargo, ela viu a Grã-Bretanha deixar a UE, colocou em lei metas climáticas e ambientais mais ambiciosas e supervisionou novos gastos maciços em energia, saúde e recuperação econômica pós-pandemia.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Conservadores da UE votam para que von der Leyen fique no cargo no site CNN Brasil.
© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]