O Itaú BBA mantém uma visão cautelosa sobre a indústria de aluguel de carros no curto prazo, ao mesmo tempo em que possui uma visão positiva para o longo prazo.
O Itaú BBA mantém uma visão cautelosa sobre a indústria de aluguel de carros no curto prazo, ao mesmo tempo em que possui uma visão positiva para o longo prazo.
Após a recente queda nas ações da Localiza (-20% em comparação a -3% do Ibovespa desde o anúncio do pacote fiscal), o Itaú BBA avalia que a empresa está sendo negociada a 10,2 vezes o múltiplo Preço/Lucro projetado para 2025. No entanto, o banco destaca o risco de revisão negativa nas estimativas, considerando uma Selic mais alta e, possivelmente, preços mais baixos para os seminovos no próximo ano.
Para o setor, o BBA mantém uma visão cautelosa de curto prazo, ao mesmo tempo em que possui uma visão positiva para o longo prazo, uma vez o atual ciclo de aperto monetário (com a Selic atingindo 13,5% no 4º trimestre de 2025, contra 11,25% atualmente) pode ter um impacto maior nas parcelas de financiamento dos carros usados do que nos novos, exigindo um ajuste nos preços dos veículos mais antigos.
Analistas lembram que cerca de 50% das compras de carros no Brasil são financiadas, portanto o valor das parcelas é muito relevante. As taxas para o cliente final aumentam mais rapidamente para os empréstimos de carros usados durante um ciclo de aperto, em comparação com as taxas oferecidas para empréstimos de carros novos – geralmente oferecidas por montadoras, que possuem uma visão mais ampla de negócios.
“Se esse padrão histórico se repetir, pode haver uma aceleração da queda nos preços dos carros usados, possivelmente além do previsto nas projeções da Localiza, criando riscos para as estimativas de 2025”, explicam.
De acordo com cálculos do BBA, os preços dos seminovos poderiam cair cerca de 1,5% para que as parcelas retornem à diferença anterior em relação a um carro novo, o que poderia acelerar a queda nos preços dos carros usados, potencialmente superando a taxa prevista nas orientações de depreciação da Localiza e impactando o lucro por ação (EPS, na sigla em inglês).
Por fim, o BBA manteve recomendação equivalente à compra e preço-alvo de R$ 63.
© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]