A Avenida Paulista, em São Paulo, tornou-se palco de uma iniciativa literária inédita promovida pelo TikTok.
A Avenida Paulista, em São Paulo, tornou-se palco de uma iniciativa literária inédita promovida pelo TikTok. A plataforma está distribuindo gratuitamente 100 mil livros até o dia 17 de dezembro, em uma ação que busca contribuir para reverter a tendência de queda no número de leitores no Brasil.
A iniciativa chamada Livraria Dos Mais Assistidos No TikTok atraiu um número expressivo de entusiastas da leitura e formou uma grande fila nos arredores do prédio do Conjunto Nacional. Entre os títulos disponíveis estão obras populares como “Ainda Estou Aqui“, que inspirou o filme protagonizado pela atriz Fernanda Torres, “A Biblioteca da Meia-Noite” e “É Assim que Acaba“.
O projeto surge em um momento crítico para a literatura no país. Segundo a pesquisa Retratos da Leitura, o Brasil perdeu mais de 6 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Apesar desses números, a fila na Avenida Paulista indica que ainda há um público significativo ávido por livros.
As pessoas atraídas pela iniciativa demonstraram o nível de mobilização despertado pelo projeto. “Saí de casa às 4 horas da manhã, cheguei aqui 5h e pouquinho”, disse uma entrevistada. Outro leitor mencionou estar na fila desde 7h30, após sair de casa às 5h.
“Peguei três (livros) que eu queria muito, e dois para o meu melhor amigo”, comentou um dos participante da campanha.
Quando questionados sobre seus hábitos de leitura, os entrevistados revelaram ler entre dez e 30 livros por ano, e uma estudante citou que o número acabou influenciado por conta da preparação para o vestibular.
A livraria temporária teve início no último dia 11 e deve funcionar até 17 de dezembro, das 10h às 20h, nos dias de semana, e das 12h às 20h, no sábado e no domingo. Para participar, é necessário ter mais de 13 anos e realizar um cadastro no local para obter um voucher, que permite a retirada de até cinco livros.
O TikTok ressalta que a distribuição é por ordem de chegada e não garante que todos os visitantes conseguirão retirar as obras.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.Cinco livros de romance para quem gostou de "É Assim Que Acaba"
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]