Um dos 12 representantes da Europa no Mundial de Clubes da Fifa, o Red Bull Salzburg pode ser considerado um “intruso” no torneio.
Um dos 12 representantes da Europa no Mundial de Clubes da Fifa, o Red Bull Salzburg pode ser considerado um “intruso” no torneio.
A equipe austríaca não costuma aparecer nas fases decisivas da Champions League, mesmo disputando o torneio ativamente nos últimos anos, mas foi beneficiada por causa do ranking da Uefa e do critério adotado pela Fifa.
Segundo regra imposta pela entidade máxima, apenas duas equipes por país podem participar do Mundial. A exceção fica por conta dos times campeões continentais.
O Liverpool, por exemplo, está à frente do Salzburg no ranking da Uefa, mas não vai participar do Mundial de Clubes porque os ingleses Manchester City e Chelsea, garantiram suas vagas por serem campeões da Champions recentemente.
A única chance do Liverpool disputar o torneio seria vencer a última edição da Champions, mas a equipe sequer participou já que terminou a Premier League 2022-23 em quinto lugar.
Com isso, o Red Bull Salzburg, que no Mundial se chamará FC Salzburg, “pulou” algumas casas no ranking da Uefa e garantiu vaga no principal torneio de 2025.
A edição de 2025 será a primeira do torneio quadrienal da Fifa, que conta com 32 equipes de todos os continentes, divididas em oito grupos. O Mundial acontece entre 15 de julho e 13 de julho nos Estados Unidos.
Além do time da Áustria, oito equipes do Velho Continente vão ao Mundial via ranking da entidade que comanda o futebol do continente. Chelsea, Manchester City e Real Madrid garantiram vaga com os títulos da Champions.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]