A cantora Luciana Mello, 45, ressaltou a importância de enaltecer a trajetória musical de Leci Brandão (PCdoB-SP), 80, que há quatro mandatos também atua como deputada estadual por São Paulo. Em entrevista à CNN, ela disse que algumas pessoas podem não conhecer o lado cantora e musicista da carioca, que está na vida política desde 2010.
“Muita gente às vezes pode nem conhecer a Leci como um grande musicista que é, as canções, as músicas, tudo o que ela fez pela nossa cultura. Muita gente conhece só como deputada”, disse Luciana. “É importante a gente trazer a história das pessoas.”
As duas gravaram juntas “Só Quero Te Namorar”, um dos principais sucessos da carreira de Leci Brandão, para o projeto “Casa da Lu”, em que ela recebe grandes mulheres da história do samba, como Alcione e Mart’nália. À CNN, Luciana Mello contou que cresceu com visitas constantes da deputada ao sítio de sua família, localizado no interior de São Paulo, já que ela era amiga de seu pai, o cantor Jair Rodrigues.
“A Leci também estava sempre lá em casa, nas feijoadas e no churrasco que meus pais faziam lá no sítio deles aqui no interior de São Paulo. Ela fala: ‘minha filha, eu vi você pequenininha, eu vi você crescer’. Então, são grandes referências na minha vida e grandes mulheres. Faço sempre questão disso na minha carreira de trazer os que vieram antes porque essa nova geração muitas vezes esquece”, defendeu Luciana.
O projeto “Casa da Lu” nasceu justamente dessa vontade de Luciana reunir pessoas e promover esses encontros que constituem o DNA do samba. Com um recorte feminino específico, a cantora revelou que tinha a intenção de reverenciar grandes mulheres porque, segundo ela, o gênero ainda é um ambiente muito machista.
“O samba agora está mudando bastante, mas ainda eram é muito machista. Faço questão de gravar com essas mulheres e, graças a Deus, deu certo”, afirmou Luciana, que também citou Jovelina Pérola Negra e Clementina de Jesus como grandes referências.
A “Casa da Lu” vai ganhar as ruas em 2025 e, neste domingo (22), Luciana Mello fará o pré-lançamento da turnê do projeto no Edifício Martinelli, em São Paulo. O evento começa às 15h e contará com a presença da cantora Paula Lima.
CNN Brasil