Melhor jogador de xadrez do mundo, Magnus Carlsen abandonou o Cameponato Mundial de Jogo Rápido após receber multa por usar calça jeans durante o torneio. O campeonato acontece em Nova York, nos Estados Unidos, entre os dias 26 e 28 de dezembro.
Carlsen foi multado no segundo dia de competição, após usar calça jeans, o que é proibido pelo regulamento da Federação Internacional de Xadrez (Fide). O norueguês de 34 anos confirmou sua ausência na competição após o episódio.
Leia também
-
Esportes Campeã de xadrez é suspensa após envenenar tabuleiro da rival; vídeo
-
Mundo Kasparov, lenda do xadrez, entra na lista de terroristas da Rússia
-
Esportes Aos oito anos, indiano é o mais jovem a vencer grão-mestre no xadrez
"Mais tarde, fui avisado que não seria emparelhado na próxima rodada se não trocasse de roupa após o terceiro jogo. Perguntei se poderia mudar amanhã porque simplesmente não tinha percebido ( ) Desde então, isso passou a ser uma questão de princípios", afirmou Carlsen no X, antigo twitter.
Em suas redes sociais, o norueguês publicou registro da sua vestimenta durante o torneio. Carlsen usava camisa polo, calça jeans e uma jaqueta. Em comunicado oficial, a FIDE afirmou que a exigência faz parte do código de vestimenta, descrito no regulamento da federação.
"As regras da FIDE, assim como o código de vestimenta, foram elaboradas para garantir o profissionalismo e a igualdade entre todos os participantes. Essas regras estão estabelecidas há anos, são conhecidas por todos os participantes e lhes são comunicadas antes de cada evento", escreveu a fedração.
Metropoles Esportes