Começou com uma pergunta, que desencadeou uma verdadeira polêmica olímpica. Quando questionou “campeões de que” em alusão ao título dos vencedores da NBA que se autoproclamam campeões mundiais, o velocista Noah Lyles acendeu um rastilho de pólvora que chegou até os Jogos de Paris 2024, em um dos momentos marcantes do esporte no ano.
Leia também
-
Esportes Retrospectiva: relembre os melhores momentos do Brasil em Paris 2024
-
Esportes Marcado na história! Gabigol e Flamengo encerram ciclo em 2024
“Tenho que ver as finais da NBA e vê-los se chamando de ‘Campeões do Mundo’. Campeões mundiais do quê? Dos Estados Unidos? Não me leve a mal, eu amo os EUA, às vezes, mas não somos o mundo”, disse ele em entrevista durante uma competição de atletismo ainda em 2023.
E o atleta seguiu com a linha de raciocínio, fazendo comparações com a sua própria modalidade. “Aqui (no Mundial de Atletismo) sim somos o mundo. Aqui todos os países estão representados, lutando para ganhar. Na NBA não existem bandeiras. Devemos fazer mais. Devemos representar o mundo”, concluiu.
Talvez a intenção de Lyles não tenha sido a de provocar os jogadores da NBA, mas o efeito foi exatamente este. Muitos se manifestaram demonstrando descontentamento com a declaração, como Kevin Durant, Damian Lillard, Devin Booker, Tyler Herro e Aaron Gordon.
Vale ressaltar que, em 2023, a seleção americana de basquete, que levou à quadra um time alternativo, decepcionou ao terminar o Mundial da modalidade na 4ª colocação. Em 2024, a decisão foi por disputar os Jogos Olímpicos com força total, com os grandes nomes que disputam a NBA.
Resposta olímpica
Ainda por conta das declarações no ano anterior, Noah Lyles chegou aos Jogos de Paris com a inimizade dos fãs de basquete dos Estados Unidos. O velocista era considerado um dos favoritos, mas sofreu um duro golpe ao terminar com o bronze na prova dos 200m rasos. Na sequência, o Dream Team conseguiu uma virada história depois de começar perdendo para a Sérvia na semifinal. A vaga na decisão veio com provocações a Lyles.
Coube ao perfil oficial da Associação Americana de Basquete a resposta mais contundente após a conquista do ouro nas Olimpíadas de 2024. A USA Basketball fez uma publicação nas redes sociais com uma foto dos atletas com a medalha de ouro acompanhada da pergunta: "Somos os campeões do mundo agora?", dizia a legenda.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por USA Basketball (@usabasketball)
Em outra prova em paris, Lyles ficou com o ouro, por muito pouco, em Paris. O norte-americano Noah Lyles, fez a corrida de 100 metros rasos em 9s784, com apenas cinco milésimos de diferença para o segundo colocado, Kishane Thompson, da Jamaica, que completou a prova em 9s789.
Metropoles Esportes