“A gente precisa falar de menopausa, que era um tabu horroroso até ontem”, afirma Ana Paula Padrão. Durante o episódio do “Na Palma da Mari”, apresentado por Mari Palma, que já está disponível no YouTube de CNN Pop, a jornalista contou que esse momento foi planejado – e incentiva outras mulheres a fazerem o mesmo.
“Se você pensa, ‘puxa, quando eu tiver 60 ou 50, eu quero estar nesse ambiente, eu quero estar trabalhando desse tanto, eu quero estar com essa oportunidade', planeja a menopausa também”, aconselha. Neste período, é comum que mulheres entre 45 e 55 anos, vivenciem seu último ciclo menstrual, marcando o final da fase reprodutiva feminina. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são as ondas de calor, cansaço, insônia, irritabilidade, ansiedade e depressão.
Segundo dados do IBGE de 2024, aproximadamente 30 milhões de brasileiras estão vivendo na faixa-etária da menopausa, e, segundo uma pesquisa da Climateric, revista científica da Sociedade Internacional da Menopausa, 82% das brasileiras nessa período da vida apresentam sintomas que comprometem sua qualidade de vida.
Segundo Ana Paula, para ela, a fase da menopausa foi quase imperceptível por conta de todo o planejamento que fez com acompanhamento médico, se precavendo com reposições homornais, por exemplo, e outras ações adequadas.
Mudanças de carreira
A apresentadora passou por muitas mudanças durante sua carreira. Foi correspondente internacional, âncora de jornal, apresentadora do Masterchef, programa que apresentou por 10 anos e do qual anunciou sua saída recentemente. Questionada sobre todas as mudanças, Ana diz que gosta de mudar.
“Eu aceito a mudança. É quase como se eu perseguisse a mudança, sabe? Depois de um tempo, eu começo a sentir um incômodo, uma coisa que me leva a pensar: 'Por que eu ainda estou aqui?”, reflete.
No meio de tantas versões, a apresentadora ainda conta que precisou aprender a equilibrar sua vida. Eu praticamente não tinha vida pessoal alguma. E eu sabia que eu não ia envelhecer abraçada com o trabalho. [ ] foi muito legal esse processo na minha vida, mas eu acho que o mais desafiador, o que me deu mais medo, o que foi mais profundo e o que foi mais saudável também”, lembra.
Na Palma da Mari
Ana Paula Padrão também falou sobre bastidores de quando era correspondente internacional e como acredita que cozinhar é uma forma de autonomia. O Na Palma da Mari vai ao ar toda quinta-feira, às 20h, no YouTube de CNN Pop e nas plataformas de áudio. Confira:
CNN Brasil