“A gente precisa falar de menopausa, que era um tabu horroroso até ontem”, afirma Ana Paula Padrão.
“A gente precisa falar de menopausa, que era um tabu horroroso até ontem”, afirma Ana Paula Padrão. Durante o episódio do “Na Palma da Mari”, apresentado por Mari Palma, que já está disponível no YouTube de CNN Pop, a jornalista contou que esse momento foi planejado – e incentiva outras mulheres a fazerem o mesmo.
“Se você pensa, ‘puxa, quando eu tiver 60 ou 50, eu quero estar nesse ambiente, eu quero estar trabalhando desse tanto, eu quero estar com essa oportunidade', planeja a menopausa também”, aconselha. Neste período, é comum que mulheres entre 45 e 55 anos, vivenciem seu último ciclo menstrual, marcando o final da fase reprodutiva feminina. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas os mais comuns são as ondas de calor, cansaço, insônia, irritabilidade, ansiedade e depressão.
Segundo dados do IBGE de 2024, aproximadamente 30 milhões de brasileiras estão vivendo na faixa-etária da menopausa, e, segundo uma pesquisa da Climateric, revista científica da Sociedade Internacional da Menopausa, 82% das brasileiras nessa período da vida apresentam sintomas que comprometem sua qualidade de vida.
Segundo Ana Paula, para ela, a fase da menopausa foi quase imperceptível por conta de todo o planejamento que fez com acompanhamento médico, se precavendo com reposições homornais, por exemplo, e outras ações adequadas.
A apresentadora passou por muitas mudanças durante sua carreira. Foi correspondente internacional, âncora de jornal, apresentadora do Masterchef, programa que apresentou por 10 anos e do qual anunciou sua saída recentemente. Questionada sobre todas as mudanças, Ana diz que gosta de mudar.
“Eu aceito a mudança. É quase como se eu perseguisse a mudança, sabe? Depois de um tempo, eu começo a sentir um incômodo, uma coisa que me leva a pensar: 'Por que eu ainda estou aqui?”, reflete.
No meio de tantas versões, a apresentadora ainda conta que precisou aprender a equilibrar sua vida. Eu praticamente não tinha vida pessoal alguma. E eu sabia que eu não ia envelhecer abraçada com o trabalho. [ ] foi muito legal esse processo na minha vida, mas eu acho que o mais desafiador, o que me deu mais medo, o que foi mais profundo e o que foi mais saudável também”, lembra.
Ana Paula Padrão também falou sobre bastidores de quando era correspondente internacional e como acredita que cozinhar é uma forma de autonomia. O Na Palma da Mari vai ao ar toda quinta-feira, às 20h, no YouTube de CNN Pop e nas plataformas de áudio. Confira:
© 2025 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]