Com a chegada do novo ano, os brasileiros estão preocupados com as obrigações financeiras no mês de janeiro: IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e até a compra do material escolar.
Com a chegada do novo ano, os brasileiros estão preocupados com as obrigações financeiras no mês de janeiro: IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana) e até a compra do material escolar. Uma boa opção para diminuir os gastos é utilizar os créditos da nota fiscal. Veja se ainda é possível utilizar!
Em alguns estados do país, como São Paulo, é possível utilizar os créditos dos programas de CPF na Nota (neste caso, o Nota Fiscal Paulista) para garantir descontos na hora de pagar o IPVA.
Porém, para este ano, infelizmente, os consumidores não poderão mais utilizar os créditos do Nota Fiscal Paulista no pagamento do IPVA de 2025. Isso porque, segundo o Investidor, o prazo para solicitar o uso acabou em outubro do ano passado.
É preciso verificar com o programa do seu estado;
Porém, em São Paulo, a resposta é não;
O prazo para utilizar os créditos no pagamento do imposto foi finalizado em outubro do ano passado;
Para aderir à modalidade, o consumidor precisa solicitar a opção no sistema da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo dentro do período;
Os que perderam o prazo só poderão utilizar os créditos para abater o valor do imposto do próximo ano.
A especialista Lila Cunha explica como acumular pontos em programa de CPF na Nota e transformar em renda extra, confira.
Primeiro, é importante ficar atento ao calendário de outubro de 2025 para garantir que você possa utilizar os créditos no abatimento do IPVA de 2026.
Confira o passo a passo para garantir que seus créditos sejam utilizados corretamente no próximo ano:
Acesse o sistema da Nota Fiscal Paulista;
Faça o login na sua conta ou crie um cadastro;
Procure a opção “Utilizar Créditos” e selecione “Pagamento de IPVA”;
Informe o número do Renavam e clique em “Verificar”;
Confirme os dados e indique o valor dos créditos que deseja utilizar.