Um prefeito de Nova Jersey diz que sua cidade foi “ilegalmente aterrorizada” depois que agentes federais detiveram várias pessoas na quinta-feira (23) durante o que a Fiscalização Imigratória e Aduaneira (ICE) chamou de “uma operação de execução direcionada”.
Os agentes “invadiram” um negócio local e detiveram “residentes não documentados, bem como cidadãos, sem apresentar um mandado”, afirmou o prefeito de Newark, Ras Baraka, em um comunicado.
“Um dos detidos é um veterano militar dos EUA que sofreu a indignidade de ter a legitimidade de sua documentação militar questionada”, acrescentou.
Baraka prometeu mais ações para defender os direitos dos moradores da cidade.
A CNN não conseguiu verificar de forma independente os detalhes das declarações do prefeito. Um porta-voz da Fiscalização Imigratória e Aduaneira confirmou na quinta-feira que um cidadão dos EUA estava envolvido, mas se recusou a comentar mais sobre a investigação ativa.
“A Fiscalização Imigratória e Aduaneira dos EUA pode encontrar cidadãos americanos enquanto realiza trabalho de campo e pode solicitar identificação para estabelecer a identidade de um indivíduo, como foi o caso durante uma operação de fiscalização direcionada em um local de trabalho hoje em Newark, Nova Jersey“, informou o porta-voz em um comunicado.
As prisões ocorrem enquanto o novo governo de Donald Trump se move para reprimir a imigração e desfazer as políticas da era Biden.
Uma fonte policial informada sobre a investigação em Newark relatou à CNN que a ação de fiscalização na quinta-feira foi em resposta a uma denúncia de trabalhadores não autorizados em um local de trabalho.
A ação foi realizada pela Homeland Security Investigations (HSI), a agência federal de fiscalização do Departamento de Segurança Interna, e não foi iniciada pelo ICE, disse a fonte.
Durante as ações de fiscalização no local de trabalho, os funcionários da HSI normalmente solicitam ver a identificação das pessoas para confirmar que estão autorizadas a trabalhar. A CNN entrou em contato com a agência para comentar a ação em Newark.
O proprietário do mercado de peixes Ocean Seafood Depot, onde a ação de fiscalização ocorreu, afirmou que teme que isso prejudique seus negócios, de acordo com a afiliada da CNN WCBS.
"Alguns dos caras não conseguiram mostrar a identificação", disse o dono. "Vinte e seis anos no negócio, nunca vi nada assim."
CNN Brasil