Um novo programa de CPF na conta acaba de ser lançado, o ‘Nota da Gente’.
Um novo programa de CPF na conta acaba de ser lançado, o ‘Nota da Gente’. Os consumidores que incluírem o número do documento nos cupons fiscais poderão ser premiados. Além disso, ainda colaboram com instituições beneficentes.
Agora os sergipanos também têm um programa de CPF na nota para chamar de seu, o ‘Nota da Gente’, lançado no dia 19 de fevereiro. De acordo com o governo do estado, o programa vai fortalecer a cidadania fiscal e contribuir com a redução da sonegação.
Incluindo o número do seu CPF na nota você pode ser premiado e ainda ajudar instituições beneficentes.
O programa na verdade foi lançado em 2010, mas acaba de ganhar uma “cara nova”. A ideia principal é simples: estimular o uso do CPF na nota fiscal como estratégia para combater a sonegação fiscal.
Através dos sorteios periódicos você concorre à prêmios. Assim, quem usar o CPF na nota de janeiro a junho deste ano concorre no sorteio de julho.
O relançamento do programa, suspenso em 2023, marca o início de uma nova distribuição de prêmios para a população. Sendo assim, você concorre a:
E ainda pode indicar instituições, dentro da lista, para receberem R$ 25 mil. Ao longo desses 15 anos foram premiados 32.139 consumidores e 32 instituições beneficentes.
“O novo ‘Nota da Gente’ foi simplificado. Agora, uma nota fiscal significa um cupom. Então, se você comprar uma balinha ou um carro, cada nota é um cupom que concorre aos prêmios. O programa também aumentou a premiação para R$ 1 milhão e incluiu instituições de proteção animal entre os beneficiados”, destacou a secretária de Estado da Fazenda, Sarah Andreozzi.
Nunca foi tão fácil ser premiado, usando o CPF na nota fiscal você concorre a prêmios através do Nota da Gente, lançado pelo Governo de Sergipe. Apesar disso, ainda existem alguns mitos que fazem o consumidor ter medo de incluir o seu documento no cupom.
Pouca gente sabe, mas a nota fiscal é um documento importante, pois, garante que os impostos estão sendo recolhidos. Ao comprar qualquer produto é recolhido o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), já atribuído ao preço do item.
A principal ideia é de que usando o CPF na nota a Receita Federal vai monitorar suas compras, o que não é verdade. Na verdade, o uso do seu documento contribuir com a redução da sonegação de impostos.
Além disso, usar o CPF na nota fiscal não fará com que você seja vítima de fraudes, tranquiliza o Governo de Sergipe.
Os valores recolhidos através deste imposto são investidos em educação, saúde e infraestrutura. Sendo assim, é sempre necessário solicitar o cupom fiscal no momento das suas compras.
“A grande fonte de receitas do Estado provém dos tributos, mas poucos consumidores sabem disso. Então, despertar no cidadão sergipano a curiosidade a respeito da origem dos impostos que incidem nas aquisições de mercadorias ou bens por ele realizadas facilita o entendimento de que ele (consumidor) é o maior agente desse processo e que precisa acompanhar a aplicação deste imposto pago”, explica a gestora do Programa Nota da Gente, Jacy Sampaio.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, explica como acumular pontos usando o CPF na nota.
© 2025 2025 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]