Geral Brasil e Paraguai

Megaoperação da PF apreende 600 toneladas de maconha na fronteira com o Paraguai

A 43ª fase da Operação Nova Aliança, da Polícia Federal com apoio da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, já apreendeu 594 toneladas de maconha, segundo dados obtidos pela CNN.

Por Em Sergipe

09/04/2024 às 08:25:33 - Atualizado há
Foto: CNN Brasil

A 43ª fase da Operação Nova Aliança, da Polícia Federal com apoio da Secretaria Nacional Antidrogas do Paraguai, já apreendeu 594 toneladas de maconha, segundo dados obtidos pela CNN.

A ação começou há uma semana e o montante foi contabilizado até a última segunda-feira (8). Até então, foram apreendidas:

  • maconha erradicada: 558 toneladas;
  • maconha picada: 36 toneladas;
  • maconha prensada: 680 kg.

O trabalho dos agentes da Diretoria de Combate ao Crime Organizado (Dicor) é feito com a Senad-PY é Amambay, estado grande no Paraguai, que tem como capital a cidade de Pedro Juan Caballero, e faz fronteira com o Mato Grosso do Sul e cidades fronteiriças, como Ponta Porã.

A megaoperação também destruiu 63 "acampamentos narcos", que são locais para processar a droga; 380 kg de sementes e um total de parcelas (roças) erradicadas em 93. Veja vídeo abaixo.

O total de hectares de maconha destruída foi de 186, o equivalente a 170 campos de futebol.

Imagens exclusivas obtidas pela CNN mostram os agentes erradicando as chamadas "roças de maconha", que são fazendas ou chácaras usadas para plantão ilegal de cannabis, a planta que dá origem à maconha e suas derivações. Veja imagens abaixo.

O trabalho da PF é feito de forma aérea, com helicópteros, a fim de localizar as grandes regiões de plantio na fronteira do Paraguai. O objetivo da PF é evitar que a droga pronta para comercialização chegue às grandes capitais brasileiras.

Segundo integrantes da PF ouvidos pela CNN, a Operação é toda realizada em solo paraguaio porque é o local onde efetivamente estão os plantios ilícitos, em razão da realidade local. A PF empresta a expertise, com inteligência, georreferenciamento, além do apoio aéreo do seu grupo de aviação tática, e também o custeio da operação, por entender ser mais barato combater esse tipo de tráfico na origem.

Segundo os agentes, pelo menos 80% da maconha produzida no Paraguai tem como destino o mercado brasileiro. Por isso, também, há a limitação de perímetro para que as erradicações aconteçam, no máximo, a uma distância de 30 km da fronteira com o Brasil.

A operação Nova Aliança tem seis fases por ano. Essa é a segunda de 2024 e será finalizada na quinta-feira (11).

Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe