Geral Minerais

UFRRJ abre museu gratuito com rochas e minerais do Brasil e do mundo

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) inaugurou no último dia 12 de março o Museu de Rochas e Minerais, dedicado à exposição e pesquisa dos fragmentos.

Por Em Sergipe

23/03/2025 às 06:03:28 - Atualizado há
Fachada do Museu; construção é branca e com telhado laranja. Há um grupo de pessoas em frente ao imóvel.
Fachada do Museu; construção é branca e com telhado laranja. Há um grupo de pessoas em frente ao imóvel. Um fragmento de rocha pirolusita no Museu de Rochas e Minerais; esse mineral é de cor cinza Um fragmento de mineral calcita no Museu de Rochas e Minerais. Esse mineral é de cor branca Três fragmentos de rochas fluoritas no Museu de Rochas e Minerais. Visitante do Museu de Rochas e Minerais observa uma amostra de minerais

A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) inaugurou no último dia 12 de março o Museu de Rochas e Minerais, dedicado à exposição e pesquisa dos fragmentos. O novo prédio está localizado no campus Seropédica, sendo o único com esse foco na Baixada Fluminense, na região metropolitana do estado.

O Instituto de Geociências da UFRRJ fará a administração do museu. O público pode visitar o local gratuitamente de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, mediante agendamento pelo e-mail [email protected].

Ao todo, a instituição conta com um acervo de 800 amostras de minerais e rochas de várias regiões do Brasil e do mundo. A expectativa é que a coleção seja ampliada para 1.500 itens após a finalização do processo de catalogação.

"É importante destacar o que a inauguração desse museu significa em termos de acessibilidade à cultura e ciência para moradores de longe dos grandes centros, moradores especialmente da Baixada e Zona Oeste", afirmou Roberto Rodrigues, reitor da UFRRJ.

O local também oferece atividades de pesquisa, já que parte do material do acervo envolve projetos científicos desenvolvidos por pesquisadores da UFRRJ ao longo de mais de 30 anos.

10 brasileiros são eleitos para a Academia Mundial de Ciências

Fonte: CNN Brasil
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2025 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe