O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo iniciou nesta terça-feira (09) a programação da mostra “Holocausto no Cinema“.
O Museu da Imagem e do Som (MIS) de São Paulo iniciou nesta terça-feira (09) a programação da mostra “Holocausto no Cinema“. O evento vai apresentar longas e curtas-metragens até o dia 21 de abril.
Em paralelo à exposição “A tragédia do Holocausto: a vida de Julio Gartner”, em cartaz no Museu, os filmes reunirão obras de diversas épocas e países que abordam a perseguição aos judeus. A estreia do evento será com “Uma vida – A história de Nicholas Winton”, longa estrelado por Anthony Hopkins que conta a história de um humanitário que salvou centenas de crianças dos nazistas.
A curadoria realizada pelo diretor-geral do MIS e cineasta André Sturm reuniu 16 produções de ficções e documentários, algumas obtidas exclusivamente para a mostra. Entre os filmes apresentados estão “Sabotagem”, documentário lançado em 2022 que conta a história de mulheres enforcadas pouco antes da evacuação do campo de concentração Auschwitz-Birkenau a partir do relato do diário de uma delas.
Além dele, “Noite e Neblina”, de 1956, produção encomendada pelo Comitê da História da Segunda Guerra Mundial. O documentário apresenta um registro dos locais em que antes funcionavam os campos de concentração nazistas.
Também durante a mostra acontecerá a sessão de perguntas aos diretores e produtores do filme “Sobrevivi ao Holocausto”, de 2014, que conta a história de Julio Gartner. No longa, a história da perseguição aos judeus é contada a partir dos acontecimentos da vida do protagonista da exposição.
A programação completa pode ser conferida no site do MIS.
Mostra “Holocausto no cinema”
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]