O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, afirmou nesta segunda-feira (14) que não pretende devolver aos Estados Unidos Kilmar Abrego García, imigrante deportado por engano pelo governo norte-americano.
O presidente de El Salvador, Nayib Bukele, afirmou nesta segunda-feira (14) que não pretende devolver aos Estados Unidos Kilmar Abrego García, imigrante deportado por engano pelo governo norte-americano. "Como posso devolver ele para os Estados Unidos? Eu o contrabandeio de volta? Claro que não vou fazer isso", disse Bukele durante encontro com o presidente Donald Trump no Salão Oval.
A declaração foi feita um dia após o Departamento de Justiça dos EUA informar a um juiz federal que não se considera obrigado a trazer Abrego García de volta. O salvadorenho vivia em Maryland, era casado com uma cidadã americana e foi deportado indevidamente durante ações de imigração.
Desde que firmou um acordo com o governo Trump, Bukele aceitou mais de 200 venezuelanos deportados dos EUA nos últimos meses. Eles foram enviados ao CECOT, mega-prisão conhecida por suas condições rigorosas em El Salvador.
Trump agradeceu publicamente o apoio do presidente salvadorenho às políticas de deportação em massa. "Você está nos ajudando, e agradecemos por isso", afirmou durante o encontro na Casa Branca.
Bukele reforçou o alinhamento com a política migratória de Trump. "Para libertar 350 milhões de pessoas, você tem que aprisionar alguns. Tem que aprisioná-los para libertar 350 milhões de americanos que pedem o fim do crime e do terrorismo", declarou.
O caso de Abrego García, no entanto, abre caminho para um possível impasse constitucional, já que o governo dos EUA desconsiderou ordens judiciais para corrigir o erro de deportação.
© 2025 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]