Aposentados em festa! STF decide que segurado NÃO precisa devolver dinheiro cobrado pelo INSS
Decisão recente dos ministros do STF determinou que o segurado não precisa devolver o dinheiro da revisão da vida toda.
Por Em Sergipe 15/04/2025 às 12:26:04 - Atualizado há
Decisão recente dos ministros do STF determinou que o segurado não precisa devolver o dinheiro da revisão da vida toda. A corte julgava um processo aberto pela Confederação de Metalúrgicos. Entenda como essa decisão pode impactar a sua vida.
Aposentados em festa! STF decide que segurado NÃO precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda; entenda (Imagem: Jeane de Oliveira/ FDR)
No último dia 10 de abril o Supremo Tribunal Federal decidiu que o segurado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda. A decisão aconteceu durante o julgamento de uma das ações movidas para garantia da revisão. Sendo assim esses aposentados não vão precisar ressarcir os valores.
Segurado não precisa devolver dinheiro da revisão da vida toda
No entanto, ainda estava pendente a partir de quando a medida seria aplicada e se ela era válida também para os aposentados que já haviam ganhado esse tipo de ações na Justiça.
Agora após a análise da ação movida pelo Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos ficou definido que não é necessário devolver o valor recebido.
No julgamento o ministro Dias Toffoli defendeu a modulação da decisão, assim quem teve a ação julgada por instâncias menores não precisara devolver o valor recebido também.
“Ao não modularmos, houve uma quebra de confiança naquilo que os segurados depositaram, em razão de precedentes do STJ e do próprio STF”, comentou o ministro, segundo a Agência Brasil.
Os ministros também definiram que os valores recebidos em decisões definitivas ou provisórias tomadas até 5 de abril de 2024, quando a tese da revisão foi derrubada, não precisarão ser devolvidos.