Nesta semana os brasileiros serão surpreendidos com a comemoração de um feriado nacional.
Nesta semana os brasileiros serão surpreendidos com a comemoração de um feriado nacional. Na sexta-feira, 18 de abril, as portas de várias empresas se fecham para celebrar a Sexta-feira Santa. Mas, como ficam aqueles que precisam continuar trabalhando?.
Se você é autônomo pode escolher entre trabalhar ou não na sexta-feira (18). Para alguns continuar prestando serviço é importante porque garante um faturamento maior. A Sexta-feira Santa antecede a Páscoa e promove a reunião de muitos brasileiros.
Enquanto isso, o trabalhador CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) tem a vantagem de ficar em casa, dependendo do serviço que presta. Uma série de empresas que são consideradas como não essenciais vão manter as portas fechadas.
A lei garante que o trabalhador com carteira assinada tenha direito a folga no feriado municipal, estadual ou federal.
No entanto é preciso considerar que existem empresas que são prestadoras de serviços essenciais, e por conta disso continuam funcionando.
Neste caso, o patrão tem duas opções para compensar o funcionário que foi chamado para trabalhar na Sexta-feira Santa:
Uma prática usada pelas grandes empresas é o formato de escala, onde parte dos colaboradores atuam e outra parte folga. E no feriado seguinte esses grupos trocam.
Por ordem nacional, o feriado é acatado em todo país por empresas específicas de instância pública e privada. O que inclue:
Os pronto socorros devem obrigatoriamente estar em pleno funcionamento, válido tanto para hospitais públicos como os privados.
© 2025 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]