Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Estados Unidos

EUA suspendem envio de bombas a Israel para evitar ataques maiores a Rafah

Os Estados Unidos suspenderam o envio de bombas à Israel diante da possibilidade de um ataque contra a cidade palestina de Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, informaram autoridades à Reuters nesta quarta-feira (8).


Os Estados Unidos suspenderam o envio de bombas à Israel diante da possibilidade de um ataque contra a cidade palestina de Rafah, no extremo sul da Faixa de Gaza, informaram autoridades à Reuters nesta quarta-feira (8). A cidade, que é um dos últimos refúgios de civis, tornou-se alvo de operações militares israelenses na última terça-feira (7).

Segundo a agência de notícias, os norte-americanos, aliados de Israel, querem evitar uma invasão em Rafah, em meio à possibilidade de um avanço na proposta de cessar-fogo que está sendo negociada no Egito.

Israel ameaçou iniciar um grande ataque a Rafah para derrotar combatentes do Hamas que estariam escondidos na cidade. Entretanto, países aliados e as Nações Unidas alertaram que um ataque em grande escala à cidade seria uma catástrofe humanitária.

Fontes da Casa Branca afirmaram que um carregamento com 1.800 bombas de 907 kg e 1.700 bombas de 226 kg tiveram o embarque interrompido e não há uma decisão sobre a retomada do envio. Mas o bloqueio da ajuda não se estende ao apoio financeiro.

Recentemente, o Congresso Americano aprovou um pacote de US$ 26 bilhões para apoio à Israel. Esse dinheiro deverá ser enviado.  

Na terça-feira, o Hamas afirmou que está combatendo forças israelenses no leste de Rafah, onde centenas de milhares de palestinos buscaram refúgio dos ataques em outras cidades. Cerca de 10 mil palestinos já teriam deixado Rafah desde segunda-feira (6), disse Juliette Touma, porta-voz da UNRWA, a agência da ONU para refugiados palestinos.

Tanques israelenses atravessaram a passagem de Rafah na fronteira entre Gaza e Egito nesta terça-feira, cortando uma rota de ajuda e a única saída para a evacuação de pacientes feridos. Nesta quarta-feira, o local continua fechado, de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, mas Israel afirmou que reabriria a outra passagem no sul de Gaza, Kerem Shalom, por onde a ajuda poderia ser entregue.

(Com agências internacionais)

SIte da InfoMoney

Mundo Estados Unidos Guerra Israel-Hamas Israel

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!