Os palestinos começaram a fugir da “cidade de tendas” de Rafah nas últimas 72 horas, à medida que a ameaça de uma grande invasão israelense aumenta, mostram novas imagens de satélite da empresa Planet Labs.
Os palestinos começaram a fugir da “cidade de tendas” de Rafah nas últimas 72 horas, à medida que a ameaça de uma grande invasão israelense aumenta, mostram novas imagens de satélite da empresa Planet Labs.
A CNN identificou vários campos que abrigam a vasta população de refugiados da Faixa de Gaza, incluindo o principal local no centro de Rafah, que possuía milhares de tendas, número que diminuiu significativamente entre terça (7) e quarta-feira (8).
Embora alguns campos de refugiados em Rafah tenham registado diminuição na quantidade de pessoas no início da semana, as maiores fugas foram registradas nos locais identificados pela CNN.
Alguns dos acampamentos de tendas estavam em escolas da ONU, outros em campos abertos ou ao longo de estradas durante meses. Agora, um número significativo desapareceu, mas muitas pessoas permanecem nos campos de refugiados, apesar das ordens das Forças de Defesa de Israel (DFI) para se retirarem.
Um porta-voz da agência das Nações Unidas para os refugiados palestinos (UNRWA), disse à CNN na noite desta quinta-feira (9) que estimam que 80 mil refugiados fugiram da cidade do sul de Gaza.
As Forças de Defesa de Israel estimam que cerca de 150 mil pessoas deixaram áreas do leste de Rafah após serem instruídas a saírem de lá no início da semana.
Rafah se tornou o foco da guerra de Israel em Gaza, à medida que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu enfrenta cada vez mais pressão da ala extrema da sua coligação para lançar uma operação terrestre em grande escala na cidade para destruir o Hamas.
Enquanto isso, a ala mais moderada pediu que ele priorize a garantia de um acordo de cessar-fogo para libertação de reféns.
Cresce a pressão internacional para que Israel não invada a cidade densamente povoada. Durante quase sete meses de guerra, mais de 1 milhão de palestinos se refugiaram em Rafah.
Acredita-se também que o Hamas se reagrupou na área, após a destruição de grande parte do norte da Faixa de Gaza por Israel.
Na quarta-feira, o presidente dos EUA, Joe Biden, alertou que o país suspenderá o envio de algumas de armas americanas caso Netanyahu ordene uma grande invasão à cidade.
Os moradores de Gaza começaram a fugir de Rafah na segunda-feira, depois que os militares de Israel ordenaram que saíssem imediatamente em direção a Al Mawasi e outras áreas ao norte de Rafah. M
uitas pessoas fugiram para mais a norte do que Al-Mawasi, rumo a áreas no centro de Gaza que têm mais infraestruturas.
As Forças de Defesa de Israel começaram a conduzir operações terrestres na terça-feira, depois de tomarem o lado palestino da passagem de Rafah.
Essas operações estão em curso, mas se concentram principalmente nas zonas mais orientais de Rafah, a pouco mais de um quilômetro e meio de distância do campo mais próximo identificado pela CNN.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]