A Corte Internacional de Justiça (CIJ), o principal tribunal das Nações Unidas, ordenou medidas provisórias para Israel tomar, em relação às suas operações militares em Gaza, nesta sexta-feira (24).
A Corte Internacional de Justiça (CIJ), o principal tribunal das Nações Unidas, ordenou medidas provisórias para Israel tomar, em relação às suas operações militares em Gaza, nesta sexta-feira (24). A decisão foi tomada como parte do caso em curso movido pela África do Sul, que acusa o governo israelense de genocídio.
As medidas do tribunal são finais e vinculantes, mas o CIJ não possui um mecanismo para aplicá-las e elas já foram ignoradas no passado.
Este desenvolvimento ocorre num momento em que Israel enfrenta uma crescente pressão internacional e interna para acabar com a guerra em Gaza.
As medidas provisórias funcionam como uma ordem de restrição enquanto o Tribunal considera todos os méritos do caso de genocídio movido contra Israel pela África do Sul.
As medidas destinam-se a evitar que uma disputa se agrave enquanto o CIJ chega a uma decisão completa, o que pode levar anos.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]