Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

África do Sul

Eleições na África do Sul: pesquisa Atlas foi a que mais se aproximou do resultado; veja números 

Com a contagem de votos quase completa na África do Sul, o AtlasIntel desponta como o instituto de pesquisa que mais se aproximou ao resultado das eleições.


Foto: edup.ecowas.int

Com a contagem de votos quase completa na África do Sul, o AtlasIntel desponta como o instituto de pesquisa que mais se aproximou ao resultado das eleições.

Em comparação com o que foi apurado nas urnas até o momento (99,9%), a média de erro da última pesquisa divulgada pelo instituto, em 28 de maio, foi de 1.28%.

Na sequência das menores médias de erro aparece o instituto Enca/Markdata, com 2,04% em relação à sua pesquisa mais recente, divulgada em 20 de maio.

A média é calculada pela diferença percentual das intenções de voto medidas na última pesquisa de cada instituto e o resultado oficial da votação.

Média de erro do AtlasIntel na pesquisa divulgada em 28 de maio

Apuração das urnas x Resultado da pesquisa Atlas -> Taxa de erro

Média de erro das últimas pesquisas de intenções de voto em comparação aos demais institutos

No caso da sondagem do Social Research Foundation, foram divulgados cinco cenários na véspera da eleição e o AtlasIntel considerou, para fins de comparação, o que mais se aproximou da taxa de comparecimento às urnas.

O AtlasIntel acompanhou a corrida eleitoral na África do Sul pela primeira vez neste ano e divulgou uma pesquisa pública na véspera dos eleitores irem às urnas.

Segundo o CEO do instituto, Andrei Roman, "trata-se de uma eleição extremamente difícil de medir, por conta da diversidade do país", como por exemplo, em relação às etnias e idiomas.

"O que eu acho que a gente conseguiu fazer bem foi lidar com essa diversidade tão grande, em tantas dimensões", avalia.

Outro fator que também tornou mais complexa a medição, segundo Roman, foi o fato de que a tendência de queda nos índices do Congresso Nacional Africano (ANC), partido de Nelson Mandela, se consolidou somente na reta final da campanha.

O CEO explicou ainda que a sondagem Atlas utiliza como metodologia a coleta digital, com questionário via internet, e recrutamento aleatório de entrevistados em territórios geolocalizados.

Ao longo da corrida, o instituto chegou a registrar um resultado ainda pior para o autal partido no poder do que aponta a contagem de votos até o momento – pouco mais de 40%. Já na pesquisa pública divulgada, o AtlasIntel indicava 38.5% de intenções de votos para a sigla.

"A avaliação do eleitorado africano é muito ruim em relação do governo, então não tem grandes âncoras de apoio para o ANC com base na avaliação do governo", disse.

Com este resultado, o ANC deve perder a maioria no Parlamento pela primeira vez em 30 anos, marcando a maior mudança política no país desde o fim do Apartheid. Nas últimas eleições, o partido recebeu 57,5% dos votos.

A Comissão Eleitoral Independente (IEC), responsável pela apuração, contou 99,9% dos votos até o momento. O resultado final deve ser divulgado ainda hoje (2) às 13h, no horário de Brasília.

 

*Publicado por Renata Souza, da CNN

CNN Brasil

Internacional África Do Sul AtlasIntel Eleição

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!