Os cinéfilos começaram o ano acompanhando o Festival de Sundance, em Park City, Utah, nos Estados Unidos.
Os cinéfilos começaram o ano acompanhando o Festival de Sundance, em Park City, Utah, nos Estados Unidos. Em fevereiro foi a vez dos olhos mirarem na Alemanha para o Festival de Berlim, para então voltar aos EUA para o Oscar. Em seguida, os críticos e profissionais da indústria cinematográfica seguiram para Cannes para descobrir quem seria o grande vencedor da Palma de Ouro.
As mostras mundiais reúnem profissionais da indústria, críticos e telespectadores, sendo um local estratégico para networking, onde filmes podem ser vendidos e adquiridos, e um ótimo espeço de propaganda e lançamentos.
Com o fim do primeiro semestre de 2024, é hora de prestar atenção nos festivais nacionais e nos gigantes de Veneza e Toronto.
Um dos principais eventos de cinema no Brasil, o Festival de Gramado é realizado anualmente desde 1973 no Palácio dos Festivais, na cidade que nome ao evento, no Rio Grande do Sul. Produções nacionais e internacionais de origem latina são exibidos e competem pelo Kikito.
Neste ano, o filme brasileiro que competiu em Cannes, “Motel Destino”, será o responsável por abrir a 52ª edição do festival. Veja detalhes da programação aqui.
O festival mais antigo da lista, consequentemente um dos mais tradicionais da indústria, é realizado anualmente na Itália e faz parte da Bienal de Veneza. Ele acontece anualmente desde 1935 e apresenta uma seleção de filmes de classe mundial, entre eles, novas produções de prestigiados cineastas, que muitas vezes optam por lançar o filme no evento.
Neste ano, a sequência de “Os Fantasmas Se Divertem” (1988), de Tim Burton, com Michael Keaton, Jenna Ortega e Winona Ryder, vai abrir o evento. O júri será presidido pela atriz francesa Isabelle Huppert, que será responsável por entregar o Leão de Ouro ao grande vencedor da edição.
Nos dias finais de Veneza, outro grande festival abre as portas no hemisfério Norte. Desde 1976, o Festival de Toronto começa na quinta-feira após o feriado do Dia do Trabalhador no Canadá. Diversos filmes premiados passaram pela cidade canadense antes de estrear mundialmente.
Este ano, “Eden”, com Ana de Armas, Jude Law e Sydney Sweeney, “We Live in a Time”, com Florence Pugh e Andrew Garfield, e o novo documentário de Elton John estão entre as produções que serão exibidas no evento.
Fundado em 1999, a partir da junção entre a Mostra Banco Nacional e o Rio Cine Festival, eventos que faziam parte do calendário cultural da cidade desde os anos 1980, o Festival do Rio – Rio de Janeiro Int’l Film Festival é o maior festival de cinema da América Latina, bem como o principal encontro de profissionais da indústria audiovisual na região.
Detalhes sobre a 26ª edição ainda não foram revelados.
Junto com Gramado e Rio, a Mostra Internacional de São Paulo é um dos principais festivais de cinema, no entanto, opera de uma forma diferente das demais. A organização seleciona centenas de produções nacionais e internacionais e exibe em diversos cinemas ao redor da cidade.
As inscrições para participar da edição deste ano, inclusive, estão abertas até 31 de julho. Para mais detalhes, clique aqui.
Oito brasileiros são convidados para integrar o comitê do Oscar
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]