Nos últimos tempos, o TikTok, o Twitter e o Instagram foram tomados pela chegada do termo sáfico.
Nos últimos tempos, o TikTok, o Twitter e o Instagram foram tomados pela chegada do termo sáfico. Na rede social de vídeos curtos, por exemplo, internautas indicam livros com temática sáfica e outros exaltam o tema em personagens das diferentes formas de cultura.
No X, antigo Twitter, o movimento é o mesmo: a página @filmessaficos, por exemplo, é focada em indicar longas que tenham amor sáfico. Já a página do Instagram Clube Sáfico escolhe, mensalmente, um livro com o tema para leitura coletiva.
@nanathbooks amo esses #livrossaficos #wlw #saphicbooks #saphic #livros #bookstan #booktokbr #booktokbrasil #literatura #leitura #read ? GOOD LUCK BABE by CHAPPELL ROAN – Chappell's Fandom
Mas afinal de contas, o que é sáfico? A palavra nasceu na poesia e na cultura grega antiga, por meio da poetisa Safo, uma figura enigmática que viveu na Ilha de Lesbos cerca de 600 a.C.
Safo foi, supostamente, a primeira mulher a cantar o amor lésbico. Ela ficou conhecida — e mantém o seu legado até hoje — por seus poemas que exploravam temas como o amor entre mulheres, sociedade e gênero.
13 imagensGiovanna Bembom/Metrópoles Marc Bruxelle / EyeEm/ Getty ImagesCarmen Martínez Torrón/ Getty ImagesJon Vallejo/ Getty ImagesPollyana Ventura/ Getty ImagesMatt Jeacock / EyeEm/ Getty ImagesMesquitaFMS/ Getty ImagesRicardoImagen/ Getty Imageschuchart duangdaw/ Getty ImagesAnastassiya Bezhekeneva/ Getty ImagesWith love of photography/ Getty ImagesGiovanna Bembom/Metrópoles Westend61/ Getty Images“Os poemas de Safo sobre seus temas mais importantes – o sexo e o amor – são sobre todas as pessoas. São de gênero fluido. Safo não se importava com quem amamos. [Para ela], continuava sendo amor”, explica a professora Margaret Reynolds, especialista no trabalho de Safo, à BBC News.
Em conversa com o Metrópoles, Stéphani Santoro, cineasta e dona do perfil Arte com Ste, explica: “O termo sáficas é um termo inclusivo que pode ser usado para descrever de modo geral mulheres que sentem atração sexual e/ou romântica por outras mulheres – não exclusivamente lésbicas, já que temos entre a sigla LGBTQIAP+ orientações como bissexuais, pansexuais que também se relacionam com mulheres.”
O uso do termo é utilizado para incluir e não excluir a variedade de vivências de amar mulheres. Cada vivência, apesar de parecidas, são bem diferentes entre si. Por exemplo, uma vivência de uma mulher bissexual não é igual a uma vivência lésbica, o que nos une é amar mulheres, e isso o termo sáficas nos une.
Stéphani Santoro
Stéphani ainda aproveitou para explicar que, apesar da semelhança, o termo sáfico não é o mesmo que lésbico. “Existe um certo cuidado também no uso da palavra entre a comunidade lésbica, pois utilizar o termo sáficas é de uma facilidade para categorizar os filmes, músicas e séries, mesmo quando é claro e abertamente lésbico”, apontou.
“Essa movimentação causa um certo apagamento também da luta lésbica pelo seu espaço e o apagamento de sua vivência e lutas. Por exemplo, na série Atypical, as personagens vivem um relacionamento sáfico (já que a personagem é bissexual assumida). Em Ratched, temos um relacionamento lésbico entre as personagens, já que ambas se identificam como lésbicas”, finalizou.
Ver essa foto no Instagram
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]