Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Música Brasileira

Sertanejo brasileiro vira influência e inspiração para country nos EUA

Fernando & Sorocaba lançaram, recentemente, a música Cold Blooded, em inglês, com Chase Matthew.


Fernando & Sorocaba lançaram, recentemente, a música Cold Blooded, em inglês, com Chase Matthew. A parceria da dupla sertanejo com o norte-americano entrou em diversas playlists do country. Essa união é um exemplo de uma tendência no mercado fonográfico global: a influência dos arranjos brasileiros em gêneros clássicos dos Estados Unidos.

Depois do samba, da bossa nova e até mesmo o funk provocar mudanças criativas nos EUA – um dos principais mercados de consumo musical do mundo –, o sertanejo brasileiro, que em vários momentos se inspirou no country, agora tem se tornado referências para o gênero “gringo”.

Leia também
5 imagens1 de 5

Dani Ribas acredita que o funk está passando por uma legitimação simbólica e busca uma maior aceitação social

Patrícia Soransso2 de 5

Eduardo usa o nome samplesassim nas redes sociais

Reprodução / Arquivo Pessoal3 de 5

4 de 5

Além da página, Eduardo também participa da banda Retalho e Canacut

Reprodução / Arquivo Pessoal5 de 5

Ele estará acompanhado da dupla Fernando e Sorocaba

Divulgação

Sorocaba contou que conheceu Matthew em um camping de composições em Nashville, promovido pela Warner Chappell, e que eles escreveram outras músicas. Essa, entretanto, fez com que eles fossem os primeiros artistas brasileiros a figurar nas maiores playlists de country.

Fernando entende que existe uma proximidade entre os americanos e as batidas e os ritmos brasileiros: “Usamos uma mistura de elementos muito interessantes nas nossas músicas que realmente chamam atenção. O maior desafio é fazer com que esses dois mundos se conectem”. “Ter uma parceria internacional é sempre agregador. O lançamento dessa faixa com o Chase foi global. Sabemos que essas parcerias agregam para ambos artistas”, completou Sorocaba.

Música brasileira mundo afora

Para explicar como nossa música passou a influenciar artistas do mundo inteiro, Dani Ribas, doutora em Sociologia pela Unicamp e consultora de planejamento e gestão de carreira na música, resgatou uma frase dita por Mário de Andrade nos anos 1920:

“Ele falava que a música brasileira é caracterizada pela síncope, que é uma inversão na tônica dos tempos. É muito rápida essa síncope, um quase nada, e o Mário de Andrade fala que a música brasileira é esse ‘quase nada’ que nos define. E a síncope circulou mundo afora intrigando muita gente porque não é algo natural”.

Com o passar do tempo, a música brasileira foi adquirindo um poder simbólico forte, principalmente por meio da “promessa de felicidade”. Tal característica, conquistada pela bossa nova, segue presente nos gêneros contemporâneos como o sertanejo e o funk.

“Quando a gente pensa na influência da música brasileira em outros músicos, estão em jogo essas duas ideias, da promessa de felicidade e que a música brasileira, ao se apoiar em conquistas musicais anteriores, produz uma música de alta qualidade”, avaliou.

Samples brasileiros em músicas gringas

Os samples, a reutilização de uma trilha sonora para criar outra, é outra manifestação da influência brasileira no mercado global de música. Eduardo Camargo Meneghel, músico e influencer, elenca exemplo no perfil samplesassim.

“De fato tem muitas coisas que a gente pega lá de fora. Mas o objetivo da página era mostrar que não existe só, não é por causa disso que a gente não é original, os caras também copiam a gente”, explicou. Ele ainda cita que é cada vez mais comum ver gringos utlizarem samples brasileiros.

Metrópoles

Música Música Brasileira Música Sertaneja Fernando E Sorocaba

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!