Sérgio Oliva será o representante do Distrito Federal no hipismo nas Paralimpíadas Paris 2024.
Sérgio Oliva será o representante do Distrito Federal no hipismo nas Paralimpíadas Paris 2024. Essa será a sua quinta participação na competição, e ele busca a sua terceira medalha, pois já conquistou dois bronzes, ambos na edição Rio 2016 na prova individual e livre, ambos no grau 1, o mais severo, onde o atleta tem comprometimento mais alto nos quatro membros.
Nascido em 1982, fruto de um nascimento múltiplo com mais dois irmãos (são trigêmeos), Sérgio teve falta de oxigenação e precisou ir para uma incubadora, o que resultou em uma paralisia cerebral e triplegia. Começou no hipismo aos sete anos, como forma de terapia, e logo aos 13 teve um grave acidente que piorou a sua situação. Ele tropeçou e bateu o braço direito em uma vidraça, o que comprometeu ainda mais a coordenação no lado direito, pois os vidros atingiram um nervo próximo à axila.
Ele seguiu no esporte e alguns anos depois cursou direito, e se tornou servidor do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). Agora divide seu tempo entre os processos judiciários e os treinamentos na modalidade.
No hipismo, se tornou um dos maiores do esporte no país, onde venceu sete vezes o campeonato brasileiro, de 2004 a 2008 e em 2011 e 2012, e é o único atleta paralímpico a ter conquistado um ouro no mundial Paraequestre da Inglaterra, em 2007.
Sérgio também conquistou os jogos Para-Panamericanos de 2003, em Mar del Plata, e foi ouro e bronze no estilo livre no Hartpury Festival, em 2019 na Inglaterra, além das duas medalhas de bronze paralímpicas. Montará a égua Coco Chanel, que só utiliza para disputas fora do país. Nacionalmente, ele monta o cavalo Coronado Jmen.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]