Geral meio ambiente

Clima das Eleições

As ondas de calor e os eventos extremos estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil e é nas cidades, na casa de cada um de nós, onde a crise climática aterrissa.

Por Em Sergipe

19/08/2024 às 06:02:35 - Atualizado há

As ondas de calor e os eventos extremos estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil e é nas cidades, na casa de cada um de nós, onde a crise climática aterrissa. São os prefeitos os primeiros a terem de lidar com uma emergência – e a forma como eles planejam administrar suas cidades nos próximos quatro anos vai tornar seus habitantes mais resilientes ou ainda mais vulneráveis diante desses eventos que só tendem a ficar cada vez mais comuns quanto mais quente fica o planeta.

Desafios comuns a qualquer município, como moradia, mobilidade, saúde, saneamento, poluição, até mesmo segurança tendem a ficar mais complexos diante da crise do clima. Mas se seguirem a mesma forma de sempre de governar, sem levar em conta que o futuro não será mais como o passado, os novos gestores podem deixar seus cidadãos muito mais em risco. 

As mudanças climáticas não criam novos problemas, mas intensificam os já existentes. Cidades que já sofrem com inundações e deslizamentos, por exemplo, porque canalizaram rios, ocuparam morros ou áreas de manancial, ou porque não têm áreas verdes nem um saneamento adequado, estão sujeitas a ver tragédias como a que abateu o Rio Grande do Sul neste ano ficarem ainda piores. A emergência climática se impõe como algo que demanda uma mudança na forma de governar. 

É por tudo isso que nós, da Agência Pública, decidimos fazer uma cobertura pioneira nestas eleições municipais de 2024. Vamos investigar os problemas das cidades sob a perspectiva das mudanças climáticas. Queremos descobrir como a atuação das lideranças municipais interferem nessas questões. Estaremos de olho na atuação dos políticos e nos planos de governo. Mas não só. Para além dos discursos, vamos descobrir o que candidatas e candidatos estão fazendo na prática para preparar suas cidades e proteger suas populações. 

Acompanhe aqui todos os conteúdos do nosso especial Clima das Eleições. 

Neste especial

Entrevista Clima Poder

Como os desastres climáticos podem ajudar a eleger prefeitos

Por

Prefeitos de cidades que sofrem eventos extremos, como inundações, têm mais chances de reeleição, segundo pesquisa
Bombeiros durante operação de resgate em Petrópolis em 2022, após forte chuva Reportagem Clima Poder

1.641 municípios no país têm risco a chuvas alto ou muito alto; o que cabe aos prefeitos?

Por ,

Dado considera impacto que cidades podem ter por causa da exposição e vulnerabilidade – pontos que gestores podem mudar

Contribua com a Pública

Você tem alguma sugestão de reportagem envolvendo clima e eleições? Algo que afeta as pessoas da sua cidade ou comunidade e tem relação com a política e as mudanças climáticas?

Mande sua sugestão para o e-mail [email protected] ou preencha o formulário abaixo com as informações ou detalhes sobre o fato que você acredita que deve ser investigado. Nossa equipe avaliará cada contribuição e, após a apuração dos dados, sua história pode se transformar em uma reportagem publicada.

As informações fornecidas no formulário abaixo ficarão restritas à equipe da Agência Pública e não serão divulgadas publicamente.

Envie um formulário.

Equipe

Edição: Bruno Fonseca, Giovana Girardi, Mariama Correia, Thiago Domenici e Ed Wanderley.
Reportagem: Amanda Audi, Matheus Santino, Rafael Custódio, Rafael Oliveira, Bruno Fonseca, Mariama Correia, Danilo Queiroz, Gabriel Gama, Alice Maciel, Caio de Freitas, Ed Wanderley, Guilherme Cavalcanti, Laura Scofield e Rubens Valente.
Design: Matheus Pigozzi.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe