Economia Onde Investir

China tem corrida por ações em dia "épico", com maior ganho desde 2008

O índice de referência chinês Shanghai SE registrou o maior ganho desde 2008 na segunda-feira, de mais de 8%, em corrida antes de um feriado de uma semana que também elevou o volume de negociações a um recorde histórico.

Por Em Sergipe

30/09/2024 às 08:16:20 - Atualizado há

O índice de referência chinês Shanghai SE registrou o maior ganho desde 2008 na segunda-feira, de mais de 8%, em corrida antes de um feriado de uma semana que também elevou o volume de negociações a um recorde histórico. O interesse foi tão intenso que as aplicações de corretores colapsaram e os pedidos para abertura de contas de negociação dispararam, segundo a mídia local.

Para o diretor de investimentos da Ying An Asset Management, Shao Qifeng, o frenesi nas negociações de ações chinesas nas últimas cinco sessões foi uma novidade em sua carreira de 15 anos no mercado. Ele tem recebido incessantes perguntas de clientes em seus grupos do WeChat, questionando se este é o momento de comprar ações, após as autoridades anunciarem um pacote de estímulo na semana passada.

"Acho que isso significa que estamos na segunda fase de um bull market, com a Bolsa recebendo ampla atenção," disse Shao. "Por fora, estou mantendo a calma, mas no fundo do meu coração estou comemorando."

O salto ocorreu após três das maiores cidades da China relaxarem as regras para compradores de imóveis, enquanto o banco central também se moveu para reduzir as taxas de juros dos empréstimos. As medidas foram alguns dos elementos-chave de um abrangente pacote de estímulo divulgado na semana passada, que também incluiu cortes nas taxas de juros, liberação de recursos para os bancos e suporte à liquidez para as ações.

Embora as ações chinesas tenham apresentado múltiplos alarmes falsos nos últimos anos, parece haver uma crescente convicção de que desta vez pode ser diferente, dada a urgência que as autoridades mostraram para alcançar sua ambiciosa meta de crescimento econômico de cerca de 5% neste ano.

O crescente interesse do varejo chegou a levar alguns fundos a impor um limite sobre quanto as pessoas podem comprar. A Beijing Jiuyang Runquan Capital Management, por exemplo, estabeleceu um limite de um milhão de yuans (US$ 142.603) para subscrições de fundos para investidores.

“Tempos dolorosos”

Para Winnie Wu, estrategista-chefe de ações da China no BofA Securities, a cautela ainda persiste, com muitos de seus clientes perguntando se é hora de realizar lucros após alguns dias de fortes ganhos.

"É realmente difícil correr atrás da alta ou ajustar posições. É um momento muito empolgante, mas também são tempos muito difíceis, desafiadores e dolorosos para muitos investidores," afirmou.

Sinais de FOMO (medo de ficar de fora, na sigla em inglês) são palpáveis. As corretoras, tipicamente vistas como um barômetro do sentimento do mercado, lideraram os ganhos na segunda-feira, com muitas registrando saltos de dois dígitos. Um indicador da Bloomberg Intelligence para empresas do ramo imobiliário chinês subiu até 15,7%.

Fundos de hedge estão vendendo ações de tecnologia dos EUA e investindo em empresas de mineração e materiais. Enquanto isso, o minério de ferro disparou cerca de 11%, com investidores apostando que os esforços da China para aliviar os problemas imobiliários melhorarão a demanda do maior consumidor mundial da matéria-prima para a produção de aço.

A mudança em direção a ativos de risco fez com que os títulos soberanos de dez anos do país despencassem na segunda-feira, estendendo sua maior queda semanal em uma década.

O Indicador de Medo e Ganância do Índice Composto de Xangai, que mede o impulso de compra e venda para o índice de ações popular entre os investidores de varejo da China, subiu para o nível mais alto desde 2015 na segunda-feira.

"Este é um dia épico na história do mercado chinês," disse Hao Hong, economista-chefe do Grow Investment Group. "Este é um dos dias mais felizes" de seus 30 anos cobrindo o mercado chinês, acrescentou.

Alguns estão pedindo cautela, após terem sido queimados ao perseguir altas anteriores nas ações chinesas.

"Devo confessar, após essa semana de banquete de medidas monetárias, minha preocupação com uma possível repetição do ciclo de queda persiste," disse Hebe Chen, analista da IG Markets Ltd. "Ainda é cedo demais para dizer se esta corrida se transformará em uma verdadeira corrida do ouro ou se esvairá."

© 2024 Bloomberg L.P.

Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

Em Sergipe

© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Em Sergipe
Garotas em GoianiaDeusas do Luxo