Os trabalhadores com carteira assinada já podem comemorar: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está ampliando a oferta do auxílio-doença (atualmente, chamado de Benefício por Incapacidade Temporária) em todo o país.
Os trabalhadores com carteira assinada já podem comemorar: o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está ampliando a oferta do auxílio-doença (atualmente, chamado de Benefício por Incapacidade Temporária) em todo o país. Agora, os brasileiros que precisam, podem solicitar o programa em mais de 2 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil.
O benefício é oferecido pelo Governo Federal para aqueles funcionários que estão incapazes de realizar as suas funções no ambiente de trabalho por problemas de saúde. O valor do auxílio acompanha o salário mínimo em vigor, ou seja, R$ 1.412.
A especialista Laura Alvarenga comenta sobre o Benefício por Incapacidade Temporária, confira.
O Instituto está aumentando o número de agências que atendem os brasileiros que precisam solicitar o auxílio-doença;
Atualmente, o serviço é oferecido por 1,6 mil agências do INSS;
A solicitação também pode ser feita pelo site e aplicativo Meu INSS, além do telefone pela Central 135;
Com a ampliação, 2,6 mil agências próprias dos Correios poderão ajudar os trabalhadores a pedirem o auxílio-doença;
As primeiras agências a passar pela mudança são no Nordeste, nas capitais Fortaleza (CE) e Aracaju (SE);
O objetivo da parceria é agilizar a concessão do benefício com até 180 dias de afastamento do trabalho.
O auxílio-doença pode ser solicitado pelo site e aplicativo do Meu INSS. Com o Atestmed, eles não precisam passar por uma perícia presencial em uma agência previdenciária.
O valor do benefício pode chegar até R$ 2.200,00 e é determinado a partir do salário de contribuição do segurado e equivale a 91% do salário, que é calculado como a média dos últimos 12 salários de contribuição.
Confira o passo a passo:
Entre no Meu INSS;
Clique em “Novo requerimento”;
Digite “Benefício por Incapacidade Temporária”;
Em “Dados Adicionais”, informe os dados do documento médico: data de emissão e se possui o início do repouso;
Junte os documentos necessários: documento de identidade e atestado médico;
Escolha uma agência mais próxima para recebimento;
Conclua o pedido.
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