Em setembro todos os estados brasileiros passaram a oferecer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN).
Em setembro todos os estados brasileiros passaram a oferecer a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN). A primeira via do documento é totalmente gratuita, e possibilita a inclusão de vários registros em uma única carteira, o que promete facilitar a vida do brasileiro.
Esse novo modelo de documento é mais moderno que o atual RG e passa a ser obrigatório a partir de 2032. Por enquanto, o cidadão ainda pode escolher entre a atual versão ou a mais completa. Essa decisão pode ser tomada diretamente no órgão emissor do estado.
Um dos diferenciais da nova carteira de identidade é a possibilidade de incluir vários registros em uma única impressão. O que facilita a identificação do brasileiro, ao constar em uma carteira os seus dados completos.
Ao procurar o órgão responsável para a emissão de novo documento de identidade ainda é possível optar por usar o RG. Neste caso, será preciso pagar uma taxa pela emissão.
Mas, para quem escolher a nova carteira de identidade serão reservados benefícios como:
Depois de agendar o seu atendimento no órgão emissor de documento civil do seu estado, como o Poupatempo ou Vapt-Vupt, o passo seguinte é comparecer com todos os documentos necessários.
Na primeira via não há nenhuma cobrança, e o cidadão pode incluir uma série de registros que estão em seu nome. Para isso, é obrigatório apresentar:
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]