O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), destacou em entrevista ao CNN 360° desta sexta-feira (1º) que a segurança pública é atualmente o maior desafio de política pública para a sociedade brasileira. Freitas participou de uma reunião com outros governadores e o governo federal para discutir o tema.
Segundo o governador, a proposta de Emenda Constitucional (PEC) da Segurança Pública, apresentada pelo ministro Ricardo Lewandowski, é positiva, mas insuficiente para atender às demandas da população.
“Apenas colocar na constituição é insuficiente para atender o reclamo e o medo que o nosso povo hoje sente”, afirmou Freitas.
Medidas práticas e mudanças legais
O governador enfatizou a necessidade de medidas práticas e mudanças legais para enfrentar as organizações criminosas. Entre as propostas discutidas na reunião, destacam-se:
- Integração das forças policiais estaduais com a Polícia Rodoviária Federal e a Polícia Federal;
- Utilização do COAF e da inteligência do sistema bancário para rastrear movimentações financeiras do tráfico de drogas;
- Alterações na lei processual e na lei de execução penal para evitar que criminosos com múltiplos homicídios permaneçam soltos ou obtenham progressão de regime facilmente.
Freitas ressaltou a complexidade do desafio: “Nós não estamos mais enfrentando criminosos que praticam crime aqui ou acolá, nós estamos enfrentando organizações criminosas poderosas, com laços internacionais, ramificadas no país inteiro”.
Ação integrada e apoio institucional
O governador do Ceará também destacou a importância de uma ação integrada entre as forças de segurança e o apoio do Ministério Público e do Poder Judiciário.
Ele defendeu mudanças legais que permitam “rastrear a lavagem de dinheiro, encontrar os chefes das organizações criminosas, prendê-los e mantê-los presos”.
“Isso é muito importante para que nós possamos superar a impunidade e que de fato o Estado brasileiro vença e derrote essas organizações criminosas”, concluiu Freitas, enfatizando a necessidade de uma abordagem abrangente e coordenada para enfrentar o problema da segurança pública no país.
Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNN. Clique aqui para saber mais.CNN Brasil