Um anúncio realizado recentemente pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) trouxe alegria para milhares de cidadãos que tiveram o benefício suspenso ou bloqueado recentemente. A partir desta segunda-feira (4), as agências do Instituto realizarão uma força tarefa para atender os beneficiários do BPC (Benefício de Prestação Continuada).
De acordo com a especialista do FDR, Laura Alvarenga, a medida foi tomada para auxiliar os cidadãos que tiveram o benefício suspenso por falta de atualização no CadÚnico (Cadastro Único dos Programas Sociais). Como o Governo Federal está realizando um pente fino no benefício, a falta de atualização levou ao corte do pagamento.
Segundo o comunicado oficial do INSS, mais de 800 mil cidadãos que são contemplados pelo pagamento no valor de R$ 1.412 ainda não regularizaram o CadÚnico. Dessa forma, eles também podem ter o benefício suspenso em breve.
Para evitar uma suspensão generalizada, o INSS montou uma força tarefa que terá a duração de 90 dias. Durante o período, os cidadãos que são atendidos pelo BPC poderão buscar ajuda para evitar o bloqueio do benefício.
Saiba como funcionará a força tarefa do INSS:
- O atendimento será realizado pelos servidores do órgão em agências da Previdência Social;
- Para ser atendido, não precisará realizar agendamento;
- No entanto, o órgão reforça que também está disponível o telefone por meio da Central Telefônica 135;
“Na ligação para o 135, o beneficiário deve informar que está regularizando sua situação no Cadastro Único. A partir disso, o beneficiário terá um prazo para realizar a inscrição ou a atualização cadastral. A central 135 atende ligações gratuitas de celular e telefone fixo”, informou o órgão.
- Deverá buscar atendimento especialmente o beneficiário que recebeu o comunicado de bloqueio de pagamento;
- O aviso é emitido por meio do extrato da conta bancária onde o pagamento é realizado mensalmente;
- Vale lembrar que, após regularizar a situação, o benefício é liberado e continua a ser depositado de forma regular;
“O MDS orienta que quem teve o Benefício de Prestação Continuada bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único deve ligar para o telefone 135. O procedimento permitirá o desbloqueio do BPC em até 72 horas. O número é o canal oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)”, afirmou o INSS.
Confira outras informações sobre o pente fino do BPC neste link.
Portal FDR