A terceira idade traz consigo diversas mudanças de na vida dos aposentados, que também passam a ter direito a benefícios e vantagens.
A terceira idade traz consigo diversas mudanças de na vida dos aposentados, que também passam a ter direito a benefícios e vantagens. A mais recente é a isenção de um importante documento.
Um comunicado recente da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) em parceria com a Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) trouxe para os aposentados a isenção de um documento essencial. Com isso, eles passam a ter acesso mais fácil aos seus direitos e benefícios.
O documento em questão é a credencial de estacionamento para idosos. Ela garante que o motorista com mais de 60 anos possa estacionar nas vagas exclusivas.
O documento é voltado aos idosos e às pessoas com deficiência. Com a recente mudança os condutores não precisarão fazer a emissão da credencial impressa.
“A gente está trabalhando todos os dias para inserir mais e mais serviços para facilitar a vida do cidadão, ampliar as facilidades e diminuir a burocracia”, explica o secretário Nacional de Trânsito, Adrualdo Catão.
Basta emitir o documento virtual, pelos canais oficiais, e começar a utilizá-lo em qualquer parte do país. A mudança beneficia mais de16 milhões de pessoas acima de 60 anos e cerca de 3,4 milhões de PCDs.
O documento que antes tinha validade 5 anos agora passa a ser vitalício para os idosos. Enquanto para as pessoas com deficiência ele será válido enquanto o nome do cidadão constar no Registro de Referência da Pessoa com Deficiência.
Laura Alvarenga, especialista do FDR, explica outra importante mudança na emissão da CNH, confira.
O Senatran informou que é possível vincular mais de um veículo, contudo só é possível credenciar um por vez.
“Você vai usar o aplicativo para cadastrar o veículo que você está usando na hora, isso é muito importante, porque vai garantir ao cidadão mais efetividade desse direito. Você vai poder usar em um veículo, depois em outro, e isso tudo usando o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito”, acrescenta Adrualdo Catão.
Atenção, a credencial deve ser emitida apenas pelos canais oficiais. Isso porque os agentes de trânsito e policiais farão a validação através de um aplicativo de leitura do QR Code, que busca identificar se há credencial vinculada ao veículo estacionado.
Quando não houver credencial vinculada, o motorista poderá receber 7 pontos na CNH e uma multa no valor de R$ 293,47, além da remoção do veículo.
Nesse ano os idosos foram pegos em cheio por importantes mudanças na emissão/renovação da CNH. A principal alteração foi no prazo de validade do documento, que agora considera a idade do condutor, que agora ficou estabelecido em:
A mudança trouxe um grande impacto financeiro para os aposentados, afinal eles precisarão pagar a renovação em menos tempo.
Pensando nisso, o senador Fernando Dueire (MDB-PE), elaborou o PL 5.153/2023 o texto prevê a concessão de desconto de 50% na renovação da CNH.
Nesta matéria eu apresento mais informações sobre essa redução do valor da renovação da CNH concedido aos idosos.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]