As vendas de final de ano estão começando e o comércio já tem buscado funcionários especificamente para este período.
As vendas de final de ano estão começando e o comércio já tem buscado funcionários especificamente para este período. De olho na Black Friday e no Natal, pelo menos 450 mil contratos temporários devem ser firmados no quarto trimestre de 2024, suprindo as principalmente as demandas do e-commerce e do setor de logística. A previsão é da Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Asserttem), que ainda destaca uma leve retração (0,4%) frente ao ano passado, quando foram contabilizadas 452 mil vagas temporárias.
Atenção: Ao final deste texto, o InfoMoney traz uma lista de links para você se candidatar a vagas temporárias nas maiores empresas de varejo do Brasil. Confira!
Alexandre Lopes, presidente da associação, ressalta que, embora a economia brasileira apresente sinais de recuperação, fatores externos — como desastres climáticos e conflitos internacionais —, além do contexto eleitoral, contribuem para a cautela e uma menor confiança do consumidor. "Somado a isso, o cenário geral também foi influenciado pela alta da Selic, que encarece o crédito e diminui consideravelmente a compra de bens duráveis, impactando a Indústria e, consequentemente, a contratação de trabalhadores temporários."
Ainda assim, Lopes lembra que o e-commerce, especialmente com o crescimento nas compras online, continua sendo uma das principais áreas impulsionadoras do trabalho temporário, sobretudo por conta da Black Friday e do Natal. "A conveniência e praticidade do comércio eletrônico fazem com que os consumidores recorram a ele para suas necessidades de compras, o que em tempos de promoções e datas sazonais impulsionam o consumo e a geração de vagas temporárias", observa.
Para as empresas, as contratações temporárias oferecem vantagens significativas em termos de flexibilidade e redução de custos. Débora Herdeiro, gerente de Recrutamento da Luandre, explica que o contrato temporário permite à empresa atender à demanda de curto prazo sem precisar arcar com a multa de 40% sobre o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) no término do contrato. "O regime temporário facilita a identificação e avaliação de novos talentos, possibilitando uma contratação futura mais segura e alinhada com as necessidades da empresa", diz.
Em relação aos trabalhadores, ela aponta que a contratação temporária proporciona benefícios importantes, especialmente para aqueles que buscam recolocação ou uma primeira oportunidade no mercado. Assim como no regime CLT, os temporários têm acesso a direitos como salário proporcional à função, FGTS, 13º salário e benefícios como vale-refeição e vale-alimentação.
Segundo a gerente de Recrutamento, na Luandre, cerca de 30% dos colaboradores temporários da agência acabam sendo efetivados, o que torna essa experiência uma "vitrine" para o profissional. "Para aumentar as chances de efetivação, o temporário deve demonstrar interesse em se integrar à equipe, estar aberto a feedbacks e se mostrar disposto a aprender e colaborar", orienta Débora.
Inclusive, essa demonstração de interesse de continuar na empresa também é um dos principais indicativos que fazem profissionais serem efetivados na RD Saúde. "Se tiver aquele brilho nos olhos, fará diferença", aponta Daniel Moraes, diretor de Gente e Cultura. Ele entrou na rede de farmácias quando tinha apenas 15 anos, como auxiliar de caixa, passando por diferentes áreas nos últimos 28 anos, até chegar ao recrutamento.
"Não exigimos experiência prévia para as funções e temos planos de desenvolvimento e trilhas de carreira. Isso permite que os colaboradores comecem como atendentes, por exemplo, e, em cerca de três anos, cheguem a cargos de gerência", diz Moraes.
Apesar da projeção da Asserttem ser de queda nas contratações temporárias, a RD Saúde espera aumento de 20% na demanda desses profissionais frente ao ano passado. "Estamos em plena expansão e vamos terminar o ano com a abertura de aproximadamente 300 filiais espalhadas pelo Brasil", afirma o executivo. Segundo ele, hoje a rede farmacêutica está com mais de 2 mil vagas abertas para contratos fixos, e outras mais de 900 vagas temporárias. Visando as vendas da Black Friday, Natal e até do Carnaval, as oportunidades são, sobretudo, para atendentes de loja e farmacêuticos.
Somente para a Black Friday 2024, a expectativa é de que o faturamento no e-commerce cresça 9% na comparação com o ano passado e chegue aos R$ 9,3 bilhões, segundo dados da Neotrust.Confi. Em relação ao Natal, ainda não há projeções deste sendo divulgadas, mas, em 2023, o período movimentou cerca de R$ 70 bilhões, segundo a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Levando em conta a demanda de mão de obra para a Black Friday e o Natal, o InfoMoney levantou as vagas temporárias abertas e como se candidatar. Para isso, foram contatadas as 10 maiores empresas do varejo, conforme o ranking da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), sendo que Carrefour, O Boticário e Grupo Mateus foram os únicos a não se manifestarem ou enviarem as suas vagas até a publicação da reportagem.
Considerada a segunda maior varejista do Brasil, mesmo com o movimento da Black Friday e do Natal, o Assaí não abriu vagas temporárias para este final de ano. A companhia informa que está com vagas fixas abertas, cujas contratações ocorrem em todas as épocas do ano.
Já a Magalu abriu 3,6 mil vagas temporárias em todo o Brasil, para apoiar a operação logística durante a Black Friday, Natal e a Liquidação Fantástica no começo do ano. As vagas, com início imediato, estão distribuídas por 34 cidades e focadas em logística.
A quarta maior varejista contratou cerca de 500 funcionários temporários para o final do ano, também focando na demanda em logística. Ao InfoMoney, a Casa Bahia informou que os contratos costumam ser de 3 meses, mas as vagas para esse período já foram encerradas. Ainda assim, a empresa frisa que contratações fixas estão abertas para candidatura.
A maior varejista farmacêutica do país está com 900 vagas temporárias abertas, com foco para atendentes e farmacêuticos. As oportunidades não exigem experiência prévia e, tendo em vista que há o dobro de vagas fixas abertas (incluindo outras áreas), o grupo afirma que incentiva trabalhadores temporários a buscarem a efetivação.
O GPA prevê 1,8 mil contratações temporárias, especialmente para as lojas no litoral de São Paulo. Segundo o grupo varejista, as vagas visam atender ao aumento da demanda nas lojas físicas, garantindo atendimento personalizado aos clientes das redes Pão de Açúcar, Minuto Pão de Açúcar, Extra Mercado e Mini Extra.
A Natura está contratando 650 temporários para suas lojas próprias em duas fases: 320 para a campanha Natura Friday e 330 adicionais para o Natal e o Ano Novo. As principais posições são de apoio, como reposição e operador de caixa, e os contratos vão até o fim de dezembro.
Os interessados podem enviar seus currículos para endereços específicos de acordo com a região. Veja abaixo:
Com mais de 5 mil vagas temporárias para a Black Friday e Natal, a Americanas busca reforçar suas operações em 1,6 mil lojas físicas e centros de distribuição. As posições não exigem experiência e incluem benefícios como vale-refeição e acesso à plataforma Americanas Educa. Ainda no mesmo grupo, há também 70 vagas temporárias na Hortifruti Natural da Terra para as posições de manipulador de alimentos, operador de caixa, operador de loja e auxiliar de padaria.
© 2024 2024 - EmSergipe - Todos os direitos reservados
WhatsApp: 79 99864-4575 - e-mail: [email protected]